Teatro Aveirense relança projeto “Monitor” para apoiar artistas emergentes

O Teatro Aveirense vai relançar o projeto “Monitor” para apoiar artistas a solo ou bandas em início de carreira “em todos os seus aspetos estratégicos e comerciais, na área da música”.

Com candidaturas abertas de 01 de outubro a 15 de novembro, o Monitor, que teve uma primeira edição em 2021, visa “dar ferramentas e acompanhamento a jovens artistas que sejam músicos e autores, que lhes permita desenvolver uma estratégia de crescimento no atual mercado”.

De acordo com uma nota de imprensa da Câmara de Aveiro, a que pertence aquela casa de espetáculos, “o acompanhamento vai passar primeiramente pela teoria relacionada com a indústria musical em Portugal (‘players’, contratos, remunerações), o ‘marketing’ musical (tradicional e digital), a comunicação, a edição de discos, a marcação de concertos e ’tours’, os direitos de autor/’publishing’ e os direitos conexos, seguindo-se o apoio na definição de uma estratégia para todos esses níveis do projeto em questão”.

A iniciativa vai apoiar três projetos musicais em início de carreira, a anunciar a 06 de dezembro, que, a partir de 01 de janeiro de 2024, terão um acompanhamento de mentoria durante um ano, por especialistas da indústria musical, “com o objetivo de partilhar conhecimento aprofundado sobre a Indústria da Música, apoiar o desenvolvimento de estratégias de crescimento e fornecer ferramentas para uma boa gestão da carreira”.

No final, os projetos terão oportunidade de se apresentarem ao vivo no Teatro Aveirense, em setembro de 2024, e um apoio de 2500 euros, para edição de um disco, fotografias promocionais ou um videoclipe.

A responsável pela mentoria será da ‘manager’ e agente Rafaela Ribas, presidente da Associação Espetáculo – Agentes e Produtores Portugueses, professora da unidade de A Indústria da Música e co-coordenadora do curso de Criação e Produção Musical da ETIC Lisboa, contando com o apoio de 11 especialistas em várias áreas do setor cultural.

A mentoria será adaptada ao grau de conhecimento e desenvolvimento de cada artista e sua proposta, cabendo ao Teatro Aveirense a gestão, organização e produção do projeto.