Câmara de Aveiro investe meio milhão de euros no reforço dos transportes

A Câmara de Aveiro aguarda pela formalização de uma adenda contratual e visto do Tribunal de Contas para reforçar a rede de transportes públicos, num investimento de meio milhão de euros, revelou hoje fonte municipal.

De acordo com uma nota de imprensa, a proposta de reforço e reestruturação da oferta de transporte público rodoviário da AveiroBus foi aprovada na última reunião do executivo municipal.

A entrada em funcionamento do reforço aprovado pela câmara, e que inclui a criação de duas novas linhas circulares no centro da cidade, carece ainda do parecer da Autoridade da Mobilidade e dos Transportes, formalização da adenda ao contrato de concessão e visto do Tribunal de Contas.

A decisão da autarquia surge no seguimento dos estudos realizados para a Câmara Municipal de Aveiro (CMA) por uma empresa da especialidade, que contou com a participação do grupo Transdev, que detém a concessão.

O investimento adicional de cerca de meio milhão de euros visa “dar melhor resposta ao crescimento do número de habitantes, turistas e utilizadores, assim como ao desenvolvimento económico, social e urbano da cidade e do município de Aveiro”.

“A proposta de reforço da oferta assenta no aumento da frequência das carreiras diurnas, o aumento dos horários noturnos, a criação de duas novas linhas urbanas para cobrir novas zonas da cidade e do município, bem como o aumento da periodicidade dos horários noturnos e das linhas de circulação ao fim de semana”, descreve a nota municipal.

O número de carreiras diurnas passa de 220 para 309 e o número de carreiras ao fim de semana aumenta de 54 para 118, sendo ainda de referir que as carreiras noturnas, durante a semana, passam de três para 24.

O reforço contempla também a criação de duas novas linhas urbanas circulares ao centro da cidade, com partida e termo na Estação da CP, em circuitos de 40 minutos, intercaladas em sentidos inversos, que inclui a passagem pelo Cais de São Roque, Universidade de Aveiro, Centro de Congressos e zona urbana da Forca-Vouga.

A Câmara considera que o reforço da oferta da AveiroBus se justifica devido ao crescimento do setor turístico, o acolhimento de imigrantes, o aumento de estudantes universitários, o aumento do número de clientes das superfícies comerciais, o envelhecimento global da população e a diversificação dos horários de trabalho.