Novo posto da GNR em Alpiarça (Santarém) é uma “necessidade” antiga 

O novo posto da GNR em Alpiarça, no distrito de Santarém, que vai ser agora construído é uma “necessidade” antiga de garantir “dignidade” para os militares em funções, disse à agência Lusa o chefe de gabinete da Câmara Municipal.

“O posto que temos atualmente funciona em instalações camarárias sem condições e sem a dignidade que GNR merece e necessita”, assinalou Abel Pedro, chefe de gabinete da presidência da Câmara Municipal de Alpiarça (liderada pelo PS).

Aliás, acrescentou, o reforço de efetivos da Guarda Nacional Republicana (GNR) realizado no último ano “veio agravar” a situação, dada a falta de capacidade das atuais instalações.

Segundo disse à Lusa fonte do posto da GNR em Alpiarça, exercem funções atualmente 21 militares (20 guardas e um sargento).

De acordo com uma nota do Ministério da Administração Interna, a obra de construção do futuro Posto Territorial de Alpiarça da GNR será hoje visitada, às 16:00, pelo ministro José Luís Carneiro.

O posto – refere a nota – “é uma construção de raiz, num terreno cedido pela Câmara Municipal de Alpiarça”, e vai custar 1,7 milhões de euros, valor que será financiado pelo Ministério da Administração Interna.

Abel Pedro recorda que “a necessidade” de um novo posto da GNR “existe seguramente há mais de 20 anos”, mas só agora se avançou para a construção.

A Câmara Municipal de Alpiarça não arrisca um prazo para a conclusão da obra, mas admite esperar que o novo posto possa estar operacional ainda durante 2024.