Universidade da Beira Interior agenda encontro para divulgar investigação

A Universidade da Beira Interior promove, entre os dias 20 e 24, o Encontro UBI Ciência e Inovação 2023, para divulgar a investigação desenvolvida na instituição, com sede na Covilhã.

A iniciativa está integrada na Semana da Ciência e Tecnologia e inclui sessões, palestras, oficinas e a apresentação de trabalhos de alunos de mestrado e doutoramento na Universidade da Beira Interior (UBI).

“O Encontro UBI Ciência e Inovação 2023 coloca a nossa universidade e a região no mapa nacional de eventos científicos da Semana da Ciência e Tecnologia, dando a conhecer os nossos investigadores, a investigação que realizam e os seus contributos para o avanço do conhecimento e bem-estar da sociedade”, refere a vice-reitora para a Investigação, Inovação e Desenvolvimento, Sílvia Socorro, citada num comunicado enviado à agência Lusa.

Segundo a responsável, foi feita uma chamada interna para submissão de comunicações e foram convidados a participar no evento todos os investigadores e unidades de investigação da Universidade sediada na Covilhã, distrito de Castelo Branco.

Além de divulgar para o exterior o trabalho feito, a vice-reitora considera esta ser também uma forma de promover na comunidade académica da instituição o que é feito.

“É também uma oportunidade de divulgação interna, onde os nossos investigadores podem ficar a conhecer o que se faz noutras unidades de investigação além da sua, identificando pontos de contacto na ‘interface’ de áreas científicas, o que é bom para fomentar a interdisciplinaridade e inovação”, salienta Sílvia Socorro.

A Semana da Ciência e Tecnologia é uma iniciativa da Ciência Viva para celebrar a cultura científica nacional e inclui o Dia Nacional da Cultura Científica.