Câmara de Figueira de Castelo Rodrigo com orçamento de 21 ME para 2024

O orçamento da Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo para 2024 ronda os 21 milhões de euros, com propostas que pretendem o desenvolvimento estratégico do concelho.

Numa nota enviada à agência Lusa, aquela autarquia do distrito da Guarda, liderada pelo social-democrata Carlos Condesso, precisou que o orçamento municipal para o ano de 2024, no valor de 20.948.774 euros, representa “um “reforço financeiro de 5.174.556 euros em comparação com o ano transato”.

O reforço está relacionado com o incremento de oportunidades de financiamento sustentado no trabalho para a captação de fundos comunitários em articulação com as autoridades de gestão.

A autarquia ressalvou que apesar do contexto atual de “incerteza e imprevisibilidade”, o documento “está orientado e sustentado numa estratégia bem delineada para o desenvolvimento do concelho e para promover o bem-estar da população de Figueira de Castelo Rodrigo”.

A Câmara assegurou que no orçamento para 2024 mantém-se “o compromisso de prosseguir o estímulo à inovação, ao tecido empresarial local, à requalificação da oferta turística e o apoio social à população”.

Citado no comunicado, o presidente da Câmara Municipal defendeu que se trata de um orçamento “ambicioso, rigoroso e responsável”, que garante “respostas e qualidade de vida à população, promovendo o progresso do concelho”.

Carlos Condesso defendeu que “há a necessidade de atender principalmente à população mais carenciada e mais envelhecida, não esquecendo as condições de atratividade para os mais jovens”.

O autarca destacou as medidas de apoio à população, nomeadamente no que diz respeito aos cuidados de saúde que estão bem identificadas no orçamento.

Apontou ainda o investimento na habitação a custos acessíveis para a reabilitação de 15 fogos no centro histórico e as obras de reabilitação do Quartel da GNR de Figueira de Castelo Rodrigo.

Prevê-se também o início da construção de um Parque de Lazer e de uma Praia Fluvial na Barragem de Santa Maria de Aguiar, a beneficiação e reparação de edifícios onde funcionam os diversos serviços municipais e a conclusão do projeto para a execução da pedovia entre Figueira de Castelo Rodrigo e o Convento de Santa Maria de Aguiar.

O município vai continuar a apostar nos eventos “com o objetivo de dinamizar a economia local, atraindo visitantes ao longo do ano”.