Centro para a Economia e Inovação Social inicia formação na Guarda

O Centro para a Economia e Inovação Social (CEIS), com sede na cidade da Guarda, anunciou hoje que deu início às atividades formativas através das quais conta capacitar 13 mil pessoas nos próximos dois anos.

Em comunicado, o CEIS explica que a formação iniciada hoje na Guarda irá ser alargada a todo o país em formato presencial e ‘online’ com o objetivo de “capacitar trabalhadores para o setor social”.

Nas próximas semanas vão também ser lançados os primeiros cursos de formação para dirigentes e quadros técnicos de instituições da economia social e terá início a formação executiva em contratação pública para estas organizações.

O CEIS, precisa na nota, que a formação deverá chegar a 13 mil pessoas nos próximos dois anos em ações a desenvolver em todo o país “com o objetivo de capacitar as entidades da economia social, através da qualificação e requalificação de trabalhadores e respetivos dirigentes e gestores”.

O CEIS é um centro protocolar de âmbito ibérico, que resulta de uma parceria entre o Instituto do Emprego e Formação Profissional, a Cooperativa António Sérgio para a Economia Social, a Confederação Portuguesa de Economia Social, o Centro de Estudos Ibéricos e o Instituto da Segurança Social, bem como entidades congéneres de Espanha.

O Centro tem sede na Guarda, cidade onde foi lançado, em abril do corrente ano, numa cerimónia presidida pela ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, e pela homóloga do Governo de Espanha, Yolanda Díaz.

Ana Mendes Godinho considerou na ocasião que o CEIS é um “instrumento poderoso” para a Economia Social.

“A Economia Social passa hoje a ter um instrumento poderoso de união e de transformação dedicado às competências, no ano, aliás, em que a Europa está a comemorar as qualificações de todos os trabalhadores”, disse a ministra na cerimónia de inauguração do CEIS, que tem a sede no edifício da Segurança Social, na Guarda.