Homem de 79 anos identificado por caçar aves com armadilhas artesanais

Aconteceu no concelho de Vale de Cambra, distrito de Aveiro, na quarta-feira.

A Guarda Nacional Republicana (GNR) identificou um homem de 79 anos e apreendeu 13 armadilhas destinadas à captura de aves, no concelho de Vale de Cambra, distrito de Aveiro, na quarta-feira.

De acordo com um comunicado ao que a TVC teve acesso, a GNR dá conta que em causa esteve uma “ação de fiscalização ao exercício do ato venatório”, durante a qual foi detetada “uma atividade de captura de aves, através da utilização de armadilhas”.

No decorrer das diligências policiais, foi possível apurar que o suspeito utilizava armadilhas de construção artesanal, equipadas com sistema de fecho automático, que continham comedouros para alimentação das aves a capturar.

“O suspeito utilizava ainda outras aves como forma de chamariz, as quais eram mantidas em compartimentos fechados em algumas das armadilhas”, lê-se ainda na nota.

A ação culminou na identificação do proprietário do terreno e na apreensão de seis verdilhões (Chloris chloris), três melros (Turdus merula), dois pintassilgos (Carduelis carduelis) e 13 armadilhas destinadas à captura de aves.

Os espécimes apreendidos foram entregues ao Parque Biológico de Gaia, para efeitos de recuperação e devolução ao habitat natural.

Os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Vale de Cambra.