A Guarda Nacional Republicana (GNR) reforça a partir de hoje e até 31 de dezembro o patrulhamento nas zonas de comércio com o objetivo de garantir a segurança dos comerciantes e clientes.
No âmbito da operação “Comércio 2023”, a GNR vai promover ações de sensibilização junto de comerciantes e clientes para os alertar sobre os procedimentos de segurança a adotar, com o objetivo de evitar que sejam alvo de crimes, refere a guarda em comunicado.
Em causa está o aumento do fluxo de pessoas em espaços e áreas comerciais devido à Black Friday as festividades de Natal.
“Deste modo, a partir da Black Friday até ao final das festividades do Natal, a GNR irá reforçar o patrulhamento nas zonas de comércio, com o objetivo de aumentar o sentimento de segurança dos lojistas e clientes, considerando que nesta época existe um potencial aumento das transações monetárias”, é referido na nota.
A GNR indica que na operação, na qual tem como parceira a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), vai realizar ações de esclarecimento e formação, no âmbito das burlas, em especial as relativas a “falsos funcionários” associadas à prestação dos serviços energéticos.