O arranque da programação da Capital Portuguesa da Cultura, com a festa de Passagem de Ano no dia 31 de dezembro, é um dos pontos altos do programa “Boas Festas em Aveiro 2023/2024”, que começa na sexta-feira.
Organizado pela autarquia, a iniciativa estende-se até 15 de janeiro de 2024, celebrando assim, o Natal, a Passagem de Ano e a Festa de São Gonçalinho.
A abertura da edição 2023/24 do Boas Festas em Aveiro será feita no dia 01 de dezembro, pelas 18:30, com o acender da iluminação de rua e da Árvore de Natal, no Cais da Fonte Nova.
A ligação da iluminação de Natal da Cidade e da Árvore de Natal será acompanhada simbolicamente pelo soar natalício em simultâneo dos sinos das Torres sineiras do centro histórico.
Haverá ainda o Desfile de Pais Natais em Barcos Moliceiro, que parte da Capitania em direção à Fonte Nova e integrará o espetáculo “Eis que chega o Natal!”, um momento que será coroado com um espetáculo piromusical, seguido da abertura da Casa do Pai Natal.
Segundo a autarquia, um dos maiores destaques do “Boas Festas em Aveiro 2023/2024” é o arranque da programação da Capital Portuguesa da Cultura com a Passagem de Ano no dia 31 de dezembro, a partir das 22:00 na zona do Canal Central e Antiga Capitania.
“Aveiro despede-se de 2023 e dá as boas-vindas a 2024 numa festa que celebra a chegada do Ano Novo e de Aveiro 2024 – Capital Portuguesa da Cultura”, refere uma nota camarária, sem levantar o véu sobre o que está previsto acontecer.
Os momentos-chave do evento, que tem como lema “Um Ano como Palco, Num cenário Infinito”, bem como o seu programa do primeiro trimestre, serão apresentados pela autarquia na quinta-feira.
Na presente edição do “Boas Festas em Aveiro”, as propostas de Natal são variadas e passam por um espetáculo de ‘videomapping’, concertos de Boas Festas nas igrejas de Aveiro, contos encantados em espaços municipais e artes de rua.
No dia 02 de dezembro, mais de 1.200 atletas vão percorrer as principais artérias do centro da cidade de Aveiro, na edição 2023 da Corrida São Silvestre, que integra uma caminhada de cinco quilómetros e uma prova de 10 quilómetros.
Outro dos principais destaques é o programa “A Magia do Natal” com a apresentação de cinco espetáculos dirigidos a toda a família, todos no Centro de Congressos de Aveiro, nos dias 7, 27, 28, 29 e 30 de dezembro.
O programa inclui ainda o ”Concerto de Ano Novo 2024, Clássica After Hours” pela Orquestra Filarmonia das Beiras, com o maestro convidado Martim Sousa Tavares, nos dias 01 e 02 de janeiro, e o Concerto de Reis, pela Escola Artística do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian, Aveiro, no dia 06 de janeiro, ambos no Teatro Aveirense.
As Festas de São Gonçalinho de 10 a 15 de janeiro de 2023, como habitualmente, marcam o encerramento dos festejos, com programa próprio, que é da responsabilidade da Mordomia de São Gonçalinho. A Câmara Municipal de Aveiro é entidade parceira deste evento.
A autarquia destaca que a programação “assenta predominantemente em artistas, agentes e tecido associativo do setor cultural e criativo atuante” em Aveiro, contribuindo, assim, para o desenvolvimento cultural sustentado da região.