Sertã cria Espírito de Natal para dinamizar o concelho

O programa “Sertã Espírito Natal” começa na sexta-feira e estende-se até ao dia 06 de janeiro de 2024 com diversas iniciativas culturais, mercados e concursos para dinamizar o comércio tradicional em todo o concelho.

A programação promovida pelo município da Sertã, no distrito de Castelo Branco, apresenta concursos, ateliês, mercados, concertos, teatros, iniciativas literárias, iluminação de Natal e programa de Passagem de Ano.

“Esta iniciativa de Natal é uma aposta certeira na dinamização do concelho do ponto de vista económico, cultural, social e turístico”, explicou, em comunicado, o presidente da Câmara Municipal da Sertã, Carlos Miranda.

O programa proposto arranca na sexta-feira e estende-se até ao dia 6 de janeiro de 2024, com iniciativas culturais em todas as freguesias com o objetivo de celebrar a quadra natalícia.

“O município da Sertã vai uma vez mais levar o espírito de Natal a todo o concelho. O programa é diversificado e apelativo, tanto para os residentes como para quem nos visita, evocando o verdadeiro espírito do Natal”, sublinhou o autarca.

A Associação de Produtores do Concelho da Sertã (APROSER) e o município voltam a promover três concursos que dinamizam o comércio tradicional e o associativismo concelhios.

O concurso “Natal no Comércio Tradicional” é destinado a todos os que realizem compras nos estabelecimentos aderentes de 1 a 31 de dezembro, tendo 50 prémios num total de 3.625 euros (em vouchers) e por cada 20 euros em compras é entregue um cupão de participação.

Os comerciantes também vão poder concorrer ao concurso “A Melhor Montra de Natal”, que irá premiar as três melhores montras, com prémios no valor total de 350 euros.

Já o movimento associativo do concelho da Sertã pode participar no concurso “Presépio de Natal”, que irá premiar os três melhores presépios com prémios no valor total de 350 euros.

Os presépios a concurso vão estar expostos na Casa da Cultura da Sertã, entre os dias 6 de dezembro e 8 de janeiro de 2024.

A programação musical inicia-se na sexta-feira, com o concerto The Classic, na Igreja Matriz de Cernache do Bonjardim, às 16:00, e estende-se até ao dia 23 de dezembro, com a realização de concertos por todo o concelho.

Entre os dias 2 e 30 de dezembro, o Natal vai marcar a programação da Biblioteca Municipal Padre Manuel Antunes.

Ao longo de todo o mês decorre a Feira do Livro de Natal em que os visitantes podem realizar as suas compras de Natal, adquirindo livros e usufruindo de embrulhos originais.

Estão também previstos mercados de Natal para os dias 9 (16:00 às 20:00) e 10 (9:00 às 17:00).

“O Mercado Municipal da Sertã acolhe o mercado de Natal, iniciativa com venda de produtos endógenos diretamente do produtor, produtos regionais, artesanato, roupa, acessórios e decoração”, lê-se na nota.

Nos dias 16 e 17 de dezembro, entre as 09:00 e as 17:00, a Alameda da Carvalha recebe o mercado Produtos da Terra “Espírito de Natal”.

Durante a quadra natalícia, a Casa da Cultura da Sertã acolhe peças de teatro dirigidas a toda a família.

No dia 19 de dezembro, às 15:00, está em cena “Mickey & Minnie – Uma aventura de Natal” e no dia 23, às 15:00, vai a palco “Um sonho de Natal”.

Para os dias 9, 10, 16, 19 e 20 a 23 de dezembro está prevista animação de rua nas vilas de Cernache do Bonjardim e Sertã.

No dia 31 de dezembro, a Alameda da Carvalha acolhe, a partir das 22:00, a iniciativa de passagem de ano.

Em termos musicais, o programa apresenta Ricardo Nunes, Marauders, Sede Bandida e DJ Kadiv e à meia-noite o espetáculo com fogo de artifício assinala a entrada no Novo Ano.

O programa encerra no dia 06 de janeiro de 2024, com a realização do concerto dos Reis pela Filarmónica União Sertaginense na Igreja do Seminário das Missões, em Cernache do Bonjardim, a partir das 21:00.