O exercício decorreu entre as 01h00 e as 05h00 do dia 10 de dezembro, fazendo com que a circulação rodoviária tivesse ficado “totalmente encerrada no sentido Norte/Sul e condicionada a uma via no sentido Sul/Norte no referido horário”.
Um aviso de condições meteorológicas adversas foi o mote o exercício levado a cabo na Ponte 25 de Abril, durante a madrugada de sábado para domingo, que teve como objetivo testar o Plano de Emergência Integrado da estrutura.
O Exercício PONTEX23, que contou “com a participação dos concessionários da ponte envolvidos neste tipo de operações”, teve por base uma “travessia ferroviária com necessidade de retirada dos passageiros”, assim como um outro cenário “resultante de um acidente rodoviário”, segundo detalhou o Regimento de Sapadores Bombeiros – Lisboa, através da rede social Facebook.
O exercício decorreu entre as 01h00 e as 05h00 do dia 10 de dezembro, fazendo com que a circulação rodoviária tivesse ficado “totalmente encerrada no sentido Norte/Sul e condicionada a uma via no sentido Sul/Norte no referido horário”, adiantou a Lusoponte, em comunicado.
“Esta infraestrutura, pelas características que apresenta, obriga à definição de regras específicas no que respeita à Gestão da Emergência, sendo necessária uma elevada articulação entre as diversas entidades com responsabilidades nesta matéria, pelo que o exercício será conduzido sob a coordenação do Comando Regional de Emergência e Proteção Civil de Lisboa e Vale do Tejo”, detalhou a concessionária.
O exercício pretendia, assim, “testar a coordenação e capacidade dos diversos intervenientes na gestão de uma ocorrência significativa nesta infraestrutura, garantindo o cumprimento dos procedimentos inseridos no Plano de Emergência Integrado”, complementou a entidade.
Estiveram também envolvidas no processo a Infraestruturas de Portugal, a Polícia de Segurança Pública, e a Fertagus.