PJ encontra mais de 1,3 toneladas de cocaína escondida em peixe congelado

Foram detidas sete pessoas durante a operação Squid. Droga proveniente do Equador desembarcou no porto de Lisboa mas só foi apreendida mais tarde, num armazém da zona Oeste.

A Polícia Judiciária (PJ) desmantelou uma rede criminosa que se dedicava ao tráfico internacional de droga por via marítima. Durante a operação, a que os inspetores deram o nome de Squid, foram apreendidos mais de 1.300 quilos de cocaína e detidos sete homens de várias nacionalidades, com idades compreendidas entre os 26 e os 59 anos.

De acordo com os inspetores, a droga, apreendida num armazém da zona Oeste, estava escondida entre peixe congelado. A carga era proveniente do Equador e foi descarregada no porto de Lisboa.

Devido à forma como a cocaína vinha dissimulada – no peixe congelado – foi, segundo a PJ, “extremamente difícil a sua deteção” e para a sua remoção foi mesmo necessária “a total destruição do peixe”.

Entre os detidos, realçam ainda os inspetores, estão os “principais responsáveis pela importação e distribuição da cocaína apreendida”.

Além da droga, as autoridades apreenderam aos suspeitos oito armas de fogo, viaturas de gama alta, bem como diversos documentos e objetos com relevante interesse probatório.

Os detidos, que a PJ suspeita que pertencerem a “uma estrutura criminosa organizada dedicada à importação e distribuição por diferentes países europeus de elevadas quantidades de cocaína importada a partir da América Latina”, serão agora presentes às autoridades judiciárias competentes para aplicação das medidas de coação.

As investigações prosseguem.