Travessia da Ria a Nado distinguida em prémios do desporto

O evento Travessia da Ria a Nado, promovido pela Câmara Municipal de Ílhavo, foi distinguido com o segundo lugar na categoria “Evento Regional/Nacional do Ano” – municípios com população entre 25 e 50 mil habitantes – dos prémios atribuídos pela plataforma Cidade Social, no âmbito do Programa Municípios Amigos do Desporto.

A entrega de galardões decorreu durante o seminário “Gestão de Eventos Desportivos em contexto Municipal”, que se realizou no passado dia 23 de fevereiro, no Cineteatro Messias, na Mealhada.

Neste concurso, participaram inúmeros municípios de norte a sul de Portugal continental e das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira. Foram submetidos a concurso eventos nos quais se desenvolveram atividades desportivas, provas ou torneios, tanto em ambientes fechados como ao ar livre. Estes eventos, para além dos objetivos desportivos, poderiam abraçar outros propósitos, como os de cariz solidário ou ambiental, dirigidos a uma variedade de públicos.

Os critérios de avaliação incluíram a análise das candidaturas, destacando a implementação de práticas adequadas na gestão desportiva, a promoção da participação em eventos desportivos e a democratização da prática desportiva informal, recreativa ou competitiva. Também foram avaliados o caráter inovador das ações, as parcerias estabelecidas e o valor acrescentado dessas colaborações, além de outros elementos relevantes para a avaliação dos eventos.

A Travessia da Ria a Nado consiste numa prova de natação de águas abertas de cariz popular, com uma forte tradição no Município de Ílhavo. Ao longo das suas 14 edições, o evento mantém um nível bastante elevado de interesse por parte dos participantes, uma assistência entusiasta dos munícipes que partilham um carinho especial por esta prova e suscita, ainda, a curiosidade de quem visita o Município no verão.

A prova realiza-se habitualmente em julho, em horário variável, dependente da hora da Preia Mar (ponto mais alto da maré), com partida no cais do Largo da Bruxa, na Gafanha da Encarnação. A prova termina no cais, junto ao relvado da Costa Nova, com um percurso de cerca de 750 metros em linha, atravessando o Canal de Mira da Ria de Aveiro.

Este reconhecimento, além de orgulhar a Câmara Municipal Ílhavo, serve como um estímulo à perpetuação de boas práticas. A Câmara Municipal Ílhavo agradece a todos os colaboradores, parceiros e cidadãos que contribuíram para este significativo reconhecimento, e reafirma o seu compromisso contínuo em servir e fortalecer a comunidade, melhorando a qualidade de vida dos munícipes, através do desporto.