Oito mortos nas estradas entre 19 e 24 de março (mais três face a 2023)

Período entre 19 e 24 de março de 2024 foi mais mortal do que o mesmo período de 2023 no que diz respeito à sinistralidade rodoviária. Vítimas mortais tinham idades compreendidas entre os 23 e os 67 anos.

Oito pessoas morreram nas estradas portuguesas, entre os dias 19 e 24 de março, mais três do que no mesmo período do ano passado, segundo um balanço da campanha ‘2 Rodas: Agarre-se à Vida’, divulgado esta segunda-feira. 

De acordo com um comunicado conjunto da Guarda Nacional Republicana (GNR), Polícia de Segurança Pública (PSP) e da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), no referido período registaram-se um total de 2.034 acidentes, menos 67 que no período homólogo de 2023. Destes acidentes resultaram oito vítimas mortais (mais três face ao ano passado), 35 feridos graves (menos sete) e 573 feridos leves (mais três). 

As oito vítimas mortais, todas do género masculino, tinham idades compreendidas entre os 23 e os 67 anos.

Os acidentes com vítimas mortais ocorreram nos distritos de Braga, Porto (dois), Leiria, Santarém, Lisboa e Beja (dois), segundo a mesma nota, e consistiram em três atropelamentos (por dois veículos ligeiros e um pesado de passageiros), três colisões (envolvendo dois veículos ligeiros, dois veículos pesados, dois motociclos e um ciclomotor) e dois despistes (de um veículo ligeiro em curva e um ciclomotor em reta).

Ocorreram em duas autoestradas, duas estradas nacionais, dois arruamentos, uma estrada municipal e uma via de outro tipo.

Note-se que  a campanha ‘2 Rodas: Agarre-se à Vida’ teve como objetivo “alertar os condutores, nomeadamente os de duas rodas a motor, para uma condução segura, cumprindo as regras do Código da Estrada e evitando comportamentos de risco”. 

Decorreram ações de sensibilização e operações de fiscalização em Braga, Cascais, Condeixa-a-Nova e Porto, bem como nas regiões autónomas dos Açores e da Madeira. No total, foram sensibilizados 278 condutores e passageiros, segundo a mesma nota.

Além disso, no mesmo período foram fiscalizados em controlo de velocidade por radar 3,4 milhões de veículos, 3,3 milhões dos quais pelo SINCRO – Sistema Nacional de Controlo de Velocidade, da responsabilidade da ANSR. Em termos de fiscalização presencial, as forças de segurança procederam à fiscalização de 52,1 mil veículos.

Do total de 3,4 milhões de veículos fiscalizados durante a campanha, registaram-se 18,8 mil infrações.

Esta foi a terceira das 12 campanhas de sensibilização e de fiscalização planeadas no âmbito do Plano Nacional de Fiscalização de 2024. Até ao final do ano serão realizadas mais nove campanhas, uma por mês, com ações de sensibilização e de fiscalização.