Câmara da Mealhada vai criar espaço museológico nos antigos lavadouros do Luso

A empreitada que vai transformar os antigos lavadouros do Luso num espaço museológico foi adjudicada por cerca de 355 mil euros, anunciou hoje a Câmara Municipal da Mealhada.

De acordo com esta autarquia do distrito de Aveiro, o edifício dos antigos lavadouros, já bastante degradado, será objeto de uma reabilitação total, que irá ocorrer ao longo de sete meses.

O novo espaço cultural terá uma vertente museológica, onde exibirá elementos históricos e identitários da freguesia; e outra polivalente, com capacidade de acolher diversas iniciativas culturais.

“A obra irá transformar os antigos lavadouros do Luso, mas foi projetada com salvaguarda da área de lavadouro, seja para o fim a que se destinava originalmente, seja também como elemento de memória coletiva da população. A empreitada inclui arranjos à área envolvente ao edifício”, informou.

O presidente da Câmara da Mealhada, António Jorge Franco, sublinha a importância de se preservar a memória coletiva daquele que é um elemento de identidade da vila do Luso, “quer para os residentes, quer para os muitos turistas, que passam a ter mais uma referência para visitação”.

“Ao assumir esta função de acolher diversas iniciativas culturais, ganha esta característica da polivalência, muito útil para a comunidade”, refere.

A obra enquadra-se no Programa de Reabilitação Urbana da Vila do Luso, sendo objeto de uma candidatura apresentada pela AD DELO – Associação de Desenvolvimento Local da Bairrada e Mondego, no âmbito dos programas de Desenvolvimento Rural 2014-20 e Portugal 2020, concretizada através de um contrato de comodato com a Junta de Freguesia do Luso.

O investimento elegível aprovado é de aproximadamente 130 mil euros.