S. João da Madeira | Exposição fotográfica sobre a antiga Empresa Industrial de Chapelaria

Para ver até 10 de abril na Torre da Oliva.

No âmbito da 3ª Edição da Agenda Nacional de Atividades de Turismo Industrial 2024, está patente, na Torre da Oliva, em S. João da Madeira, a exposição “Rastos do Tempo: um olhar fotográfico sobre a arqueologia industrial da EICHAP”.  Para ver até 10 de abril.

Reposta pelo Município de S. João da Madeira, no quadro do programa de Turismo Industrial da cidade, esta mostra – inaugurada na última sexta-feira – reúne imagens captadas pelo fotógrafo Aníbal Lemos, retratando tempos de mudança e desafio na Empresa Industrial de Chapelaria (EICHAP).

Outrora uma próspera fábrica, acabou por encerrar, há vários anos, tendo o Município de S. João da Madeira criado nessas instalações o Museu da Chapelaria, localizado ao lado da Torre da Oliva, onde é possível visitar a exposição.

Esse período que levou ao final da atividade fabril da EICHAP e à sua transformação em museu industrial foi documentado por Aníbal Lemos, através de imagens que mostram a fábrica em plena laboração, mas também, em momentos posteriores, as instalações já vazias e desativadas, que viriam a ser adaptadas para acolher o Museu da Chapelaria.