Município de Albergaria-a-Velha substitui eucaliptos por espécies autóctones

A Câmara de Albergaria-a-Velha, no distrito de Aveiro, promoveu a substituição de eucaliptos por 300 espécies autóctones num terreno na zona serrana do Município, informou hoje fonte municipal.

De acordo com uma nota de imprensa, decorreu no lugar de Telhadela, em Ribeira de Fráguas, uma plantação “com 300 espécies autóctones em substituição de eucaliptos e infestantes”.

A reflorestação foi feita num terreno adquirido pela Câmara e contou com a participação de estudantes, Proteção Civil, Bombeiros, GNR e Núcleo de Proteção Ambiental, com a coordenação da Associação BioLiving.

“Ao reforçar as manchas verdes com a reflorestação, aumentou a resiliência da área florestal e reduziu a vulnerabilidade dos solos, promovendo ainda a restauração da biodiversidade local”, salienta a nota.

Além de Telhadela, também no Monte da Senhora do Socorro decorreram trabalhos de reflorestação, com a participação de alunos do Agrupamento de Escolas de Albergaria-a-Velha.

Ali foram plantadas mais de 60 árvores, designadamente sobreiros e carvalhos, entre ofertas da autarquia e árvores resultantes de sementeira feita em outubro na escola.

A plantação mobilizou cerca de 60 alunos, acompanhados por cinco professores, que contaram com o apoio técnico da equipa de jardinagem da autarquia.

A iniciativa decorreu no âmbito do projeto “EMRC – disciplina carbono zero” que desde há cerca de uma década procura sensibilizar os alunos para o cuidado com a natureza.

Segundo a autarquia, uma dezena de agricultores e gestores de projetos de Portugal, Roménia e Itália visitaram o concelho, no âmbito do projeto europeu AGERECO.

A comitiva visitou a Horta Biológica da Lapa, constituída por 24 talhões recentemente distribuídos, onde foi feita a sementeira de hortícolas, ervas aromáticas, legumes e outros alimentos.

Foi ainda dado a conhecer aos visitantes o projeto de compostagem e a demonstração de boas práticas.