Festival Gouveia Art Rock 2024 esgotado

O melhor Festival de Música Progressiva da Europa regressa a Gouveia, entre os dias 03 e 05 de maio de 2024, garantindo aos entusiastas do prog rock, concertos memoráveis e uma verdadeira celebração cultural.

O Gouveia Art Rock é uma organização do Município de Gouveia, em parceria com a Orquestra Ligeira de Gouveia, e transformou-se, nos últimos anos, num Festival de referência da música progressiva à escala mundial. Trata-se de um evento totalmente pioneiro em Portugal, sendo o único evento dedicado ao rock progressivo (também abreviado para prog rock ou simplesmente prog), um estilo de música rock com influências da música clássica e do jazz, que surgiu no fim da década de 60 em Inglaterra.


Para esta 17ª edição foi preparado um cartaz, que marcará, indelevelmente, o Festival, após 4 anos de interregno, mantendo a qualidade habitual, com uma aposta forte na nova geração de músicos da Música Progressiva mundial e os grandes nomes que construíram a história do Rock Progressivo.


Assim de 3 a 5 de maio o Festival retorna, mantendo o mesmo figurino quanto a espaços e atividades.


O cartaz do Festival Gouveia Art Rock terá no seu alinhamento Hedvig Mollestad Trio (Noruega), Gryphon (Inglaterra), Seven Impale (Noruega), Imthemorning (Russia), Kadri Voorand & Mihkel Mälgand (Estónia), Ketil Bjørnstad (Noruega), Gong (Inglaterra), Syndone (Itália), David Cross Band (Inglaterra) e Steve Hogarth (Inglaterra).

Para além dos concertos realizados no Teatro Cine de Gouveia, o Festival contempla, também, atividades culturais abertas à comunidade, como a cerimónia de abertura, no dia 03 de maio, pelas 19h00, nos Paços do Concelho, com um solo da pianista da Estónia Kadri Voorand.

No dia 05, pelas 11h00, na Biblioteca Municipal Vergílio Ferreira, decorrerá um debate moderado por Thomas Olsson, (Universidade de Lund, Suécia), com a participação de músicos e críticos presentes no festival e, pelas 17h00, na Igreja de São Pedro, terá lugar um recital do pianista norueguês Ketil Bjørnstad.


Paralelamente, o Festival contará ainda com outras atividades, nomeadamente, a Feira do Disco, Cartaz, Memorabilia e Merchandising, nas Galerias do Teatro Cine, onde também estará patente uma Exposição Fotográfica alusiva ao Gouveia Art Rock, bem como uma instalação sonora, da Estrutura Sonoscopia, denominada Phobos – Orquestra Robótica Disfuncional.