Anadia: Município investe mais 750 mil euros na renovação da rede de água

Dando continuidade à sua política de reabilitação da rede de abastecimento de água no concelho de Anadia, que tem vindo a ser implementada, ao longo dos últimos anos, o Município deliberou, na sua última reunião de executivo, no passado dia 24 de abril, realizar mais um investimento na renovação da sua rede em vários pontos do concelho que, no total, ronda os 750 mil euros.

Neste sentido, foi deliberado o lançamento de mais dois concursos públicos, um para a realização da empreitada da renovação da rede de abastecimento de água em Aguim, com um valor base de 395.163,87€ (acrescido de IVA), com um prazo de execução de 10 meses; e, um segundo para a renovação da conduta principal de Azenha/Couvelha/Vilarinho do Bairro, com um preço base de 192.633,40€ (acrescido de IVA), e um prazo de execução de oito meses.

A empreitada de renovação da rede de abastecimento de água na localidade de Aguim terá uma extensão aproximada de 7250 metros lineares e irá incidir, nomeadamente na substituição da conduta distribuidora e dos ramais domiciliários que já atingiram o seu período de vida útil. Contemplará ainda a pavimentação rodoviária.

Relativamente à renovação da conduta principal de Azenha/Couvelha/Vilarinho do Bairro, numa extensão aproximada de 3260 metros lineares, é uma necessidade, dado que a mesma se encontra bastante degradada. Pretende-se, desta forma, dotá-la de nova tubagem de resistência mecânica que potencie um maior controlo de perdas de água, fundamental para melhorar as condições de fornecimento e a eficiência da rede de abastecimento garantindo assim a sustentabilidade ambiental e social.

Ainda no que concerne à renovação da rede de água no concelho, o executivo municipal adjudicou mais duas empreitadas, uma no Bairro Mira Crasto, em Alféloas, à empresa Zolertigor Unipessoal, Lda, pelo valor de 82.385,59€, com um prazo de execução de cinco meses; e outra na Rua dos Esteireiros, em Vilarinho do Bairro, à empresa “Ambirurbis”, pelo montante de 66.778,39€, com um prazo de execução de quatro meses.