S. João da Madeira | Município “vacina” árvores para combater pragas que as afetam

Recorrendo aos serviços de uma empresa especializada, a Câmara Municipal de S. João da Madeira promoveu recentemente a realização de tratamentos fitossanitários de árvores localizadas nas avenidas de Casaldelo, da Liberdade e Dr. Renato Araújo

Destinada a combater pragas de insetos, esta ação envolveu a aplicação de técnicas de pulverização e de micro-injeção, cuja eficácia será, entretanto, avaliada, tendo em vista o eventual alargamento destas intervenções a outros exemplares arbóreos afetados.

Estes trabalhos, que foram acompanhados pelo vice-presidente da autarquia, José Nuno Vieira, responsável pela área do Ambiente, visam diminuir a proliferação de pragas de insetos e reduzir os danos que têm causado nas árvores da cidade ao longo dos anos.

As técnicas usadas apresentam um baixo impacto ambiental e não têm repercussão na população, pois não afetam o meio envolvente e garantem a segurança dos utilizadores do espaço espaço público (pessoas e animais), além de não afetarem os insetos polinizadores.

Constituídos à base de substancias naturais, extratos de plantas e óleos essenciais, os produtos utilizados são ecológicos e totalmente biodegradáveis, não produzindo resíduos químicos.