Prestes a terminar o mandato 2023/2024, o projeto municipal de cidadania ativa Jovem Autarca de Santa Maria da Feira já prepara a 11ª edição, que vai eleger os novos representantes dos jovens do concelho no dia 12 de dezembro próximo.
Entre 1 e 23 de outubro, jovens dos 13 aos 17 anos, que estudem ou residam no concelho feirense, podem candidatar-se a este projeto educativo pioneiro em Portugal, lançado em 2014 pela Câmara Municipal de Santa Maria da Feira.
Com base nos critérios definidos no regulamento do Jovem Autarca, serão aceites 21 candidaturas, número simbólico que corresponde ao total de freguesias e uniões de freguesia do concelho.
Desde 2014 que o Município de Santa Maria da Feira dinamiza este projeto educativo, entretanto replicado por outros municípios do país, com o propósito de potenciar comportamentos de cidadania ativa e governança partilhada, valorizando as opiniões dos jovens e as suas perspetivas para o futuro.
O Jovem Autarca assume como eixo principal de intervenção a Educação para a Cidadania, procurando capacitar os jovens ao nível das competências de comunicação, relações interpessoais, tomadas de decisão, negociação e liderança.
Todos os candidatos validados serão submetidos a um processo eleitoral que contempla um período de campanha nas escolas, bem como a apresentação pública das suas propostas, o ato eleitoral e a tomada de posse.
Após as eleições, os três jovens eleitos – Jovem Autarca e primeiro e segundo vereadores – formam equipa com os restantes candidatos não eleitos, permitindo que todos tenham a oportunidade de participar ativamente nas decisões do seu concelho em matéria de Juventude.
A nova equipa Jovem Autarca passará a desempenhar o papel de representante e porta-voz dos seus pares, assumindo o compromisso e a responsabilidade de gerir um orçamento de dez mil euros, verba atribuída pelo Município de santa Maria da Feira para a concretização de projetos propostos, mantendo o diálogo e a sustentabilidade como prioridades.
No dia 24 de outubro, serão conhecidos os resultados das candidaturas aprovadas, seguindo-se uma jornada de formação agendada para 26 do mesmo mês. As propostas eleitorais serão apresentadas publicamente no dia 11 de novembro e a campanha eleitoral terá lugar entre 11 de novembro e 10 de dezembro.
As eleições para o mandato de 2024/2025 estão marcadas para 12 de dezembro e os resultados serão anunciados no dia seguinte, 13 de dezembro, data da tomada de posse do novo Jovem Autarca, numa cerimónia a realizar na Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira, momento que coincidirá com o encerramento oficial do programa comemorativo dos dez anos do projeto.
Refira-se que, ao longo dos dez anos de atividade do Jovem Autarca, 64251 jovens do concelho tiveram contacto com o projeto e 43694 participaram nos atos eleitorais. Dos 155 candidatos validados para as dez edições, a maioria acabou por participar de forma ativa na dinamização de várias iniciativas e atividades em equipa, tendo sido concretizadas 36 medidas propostas e validadas.
Para mais informações sobre a 11ª edição do projeto Jovem Autarca, os interessados devem consultar o portal municipal em www.cm-feira.pt/jovemautarca2024-2025 ou contactar o Gabinete da Juventude através do email juventude@cm-feira.pt ou tlm. 915 334 006.