As Escolas Básicas das Avelãs, de Anadia, de Sangalhos, de Tamengos, de Vilarinho de Bairro, da Moita, a Escola Básica e Secundária de Anadia e o Colégio Nossa Senhora da Assunção (Famalicão) foram galardoadas com a Bandeira Verde Eco-Escolas 2023/2024. A cerimónia de entrega dos galardões decorreu, esta quinta-feira, 10 de outubro, em Torres Novas, numa organização da Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação (ABAAE).
O Município de Anadia também foi reconhecido pela ABAAE, com o Certificado de “Município Parceiro” do projeto Bandeira Verde Eco-Escolas. De sublinhar ainda o incentivo e o apoio logístico e financeiro da autarquia para que os estabelecimentos de ensino alcançassem o sucesso neste projeto.
Para além da atribuição das Bandeiras Verdes, as Escolas Básicas de Anadia e de Vilarinho, a Escola Básica e Secundária de Anadia e o Colégio Nossa Senhora da Assunção foram também distinguidas em alguns projetos ambientais que dinamizaram.
O Município congratula-se com este reconhecimento e parabeniza as escolas galardoadas.
Os estabelecimentos de ensino viram, desta forma, reconhecido o trabalho desenvolvido, ao longo do ano letivo, no âmbito da sustentabilidade ambiental, o que dignifica o concelho, sendo um motivo de orgulho para toda a comunidade anadiense, de sublinhar que o Eco-Escolas é um programa internacional da Foundation for Environmental Education que em Portugal é desenvolvido pela ABAAE desde 1996.
Este programa encoraja as comunidades escolares a desenvolverem ações no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade, e reconhece o trabalho de qualidade desenvolvido pelas mesmas.
O Eco-Escolas é coordenado a nível internacional, nacional, regional e escolar. Esta coordenação multinível permite a confluência para objetivos, metodologias e critérios comuns, que respeitam a especificidade de cada escola relativamente aos seus alunos, tendo também em conta as características do meio envolvente.