Câmara e Junta de Freguesia de S. João da Madeira sorteiam livros alusivos aos 50 anos do 25 de Abril

Cem obras vão ser entregues a outros tantos sanjoanenses, nesta quinta-feira, 7 de novembro, às 18h30, na Biblioteca Municipal Dr. Renato Araújo.

A cerimónia “100 Livros, 100 Despertares” decorre nesta quinta-feira, 7 de novembro, pelas 18h30, na Biblioteca Municipal de S. João da Madeira. Nessa sessão, vão ser entregues, a uma centena de munícipes, as obras sorteadas no âmbito dessa iniciativa – promovida pela Câmara Municipal e pela Junta de Freguesia – que, este ano, celebra os 50 anos do 25 de Abril, abrangendo títulos de diferentes géneros literários que fazem alusão a este período da história de Portugal.

A iniciativa “100 Livros, 100 Despertares” baseia-se num compromisso de promoção do livro e da leitura, incentivando o acesso à cultura e à informação, sensibilizando o cidadão para o desempenho de um papel ativo na construção de uma sociedade assente em valores humanos fundamentais. Nesse sentido, a Câmara Municipal e a Junta de Freguesia de S. João da Madeira organizam um sorteio anual, entre todos os sanjoanenses recenseados e/ou leitores da Biblioteca Municipal, procedendo à oferta de 100 livros.

A iniciativa teve o seu arranque em 2021, por ocasião da celebração do 60º aniversário da Biblioteca Municipal. Em 2022, o tema comum aos livros sorteados foi o Desenvolvimento Sustentável. Na edição de 2023, destacou-se a produção literária lusófona, dando a conhecer autores de países de língua portuguesa e promovendo os valores de diversidade cultural e igualdade, bem como a importância da inclusão e integração de imigrantes.