Luís Montenegro destaca “ano de viragem e mudança” na mensagem de Natal

O primeiro-ministro Luís Montenegro aproveitou a sua mensagem de Natal para destacar 2024 como “um ano de viragem e de mudança” para Portugal. Na sua primeira intervenção natalícia enquanto chefe do Governo, Montenegro realçou conquistas e prometeu medidas estratégicas para enfrentar os desafios futuros.

“O ano que agora termina foi um ano de viragem e de mudança. Estamos a resolver questões mais urgentes, ao mesmo tempo que vamos implementando transformações estratégicas e estruturais”, afirmou. Entre as medidas destacadas, sublinhou a atualização “sem truques” de todas as pensões e a aprovação do “primeiro Orçamento de que há memória que não aumenta um único imposto”.

Montenegro posicionou Portugal como “um referencial de estabilidade” num contexto europeu que enfrenta incertezas económicas, como a estagnação da Alemanha e os problemas financeiros em França. Para o futuro, o primeiro-ministro promete o “maior investimento em habitação pública desde os anos 90” e reforça a importância de uma “imigração regulada” para preservar os níveis de segurança.

“Somos um dos países mais seguros do mundo, mas temos de salvaguardar esse ativo para não o perdermos”, concluiu, destacando a segurança como um pilar essencial para o desenvolvimento do país. A mensagem reforça o compromisso do Governo com reformas estruturais enquanto promove a estabilidade económica e social.