S. João da Madeira: Câmara Municipal manteve cantinas escolares abertas no Natal

Durante a interrupção letiva, foram servidas mais de 2300 refeições.

Durante a interrupção letiva de Natal, a Câmara Municipal garantiu o funcionamento das cantinas escolares e a realização de atividades lúdicas para crianças do pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico, assegurando o apoio às famílias.

Todas as escolas EB1/JI do município estiveram abertas no período de férias de Natal, incluindo o funcionamento das cantinas e espaços de AAAF (Atividades de Animação e Apoio à Família) e ATL (Atividades de Tempos Livres).

Este apoio, que exigiu inscrição prévia na plataforma Educa, respondeu à necessidade de apoio às famílias e contou com uma adesão significativa.

Durante a interrupção letiva, foram requisitadas um total de 2 343 refeições, sendo 1 101 destinadas a crianças do pré-escolar e 1 242 ao 1.º ciclo do ensino básico (CEB). Além disso, foram registados 754 lanches requisitados, com 473 correspondentes ao pré-escolar e 281 ao 1.º CEB.

As atividades lúdicas foram uma componente importante deste programa. Os ATL, geridos por Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), promoveram dinâmicas alusivas à época natalícia, enquanto as AAAF, com monitores contratados pela Câmara, proporcionaram momentos de expressão plástica, dramática e motora, bem como a supervisão de brincadeiras livres.

A Câmara Municipal proporcionou, ainda, uma sessão de cinema gratuita que decorreu nos Paços da Cultura no dia 2 de janeiro, com a exibição do filme “A Arca de Noé – A Grande Aventura”, através do programa Cine São João.

A autarquia assegurou, assim, o apoio às famílias durante o período de pausa letiva do Natal.