O Politécnico de Coimbra (IPC) acolheu a terceira edição do fórum anual da Associação Portuguesa de Serviços Desportivos do Ensino Superior (APSDES), que decorreu de 22 a 24 de janeiro.
Ao longo dos três dias do encontro, responsáveis da área de Desporto de várias Instituições de Ensino Superior reuniram no IPC sob o tema do encontro deste ano, “Inteligência Artificial nos Serviços Desportivos do Ensino Superior”, destacando o potencial das novas tecnologias na gestão, promoção e inovação dos serviços desportivos. A discussão de boas práticas de Programas de Desporto e Atividade Física no Ensino Superior, a apresentação pública de um Estudo de caracterização dos Serviços Desportivos das Instituições de Ensino Superior (IES), a apresentação do caso de estudo dos Serviços de Desporto do IPC e a Assembleia Geral da APSDES foram outros pontos altos do encontro. O presidente do IPC, Jorge Conde, abriu o fórum no primeiro dia do encontro. Durante os trabalhos, o docente do IPC Rui Mendes foi eleito para a Assembleia Geral da APSDES.
Para o presidente da APSDES, Bruno Almeida, o encontro foi um momento importante de partilha de informação, onde foi possível discutir boas práticas do que se pode fazer na área do Desporto, nomeadamente com o recurso a ferramentas de Inteligência Artificial. Realçou também o lançamento de um inquérito nacional aos serviços desportivos que vai ser feito abrangendo diversos aspetos, com vista a apresentar um estado de arte da situação dos serviços desportivos nas IES, que será posteriormente apresentado às entidades nacionais na área do Ensino Superior, como é o caso do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP).
Para Bruno Almeida, o facto de o Desporto e Atividade Física passarem a ser incluídos nos planos estratégicos das IES “é muito importante”, porque estas têm vindo, de uma forma global, a dedicar um orçamento a esta área e a estruturar os seus serviços, desenvolvendo atividades no local de trabalho e de estudo para a sua comunidade. Para este responsável, pretende-se que estas instituições sejam “sexy and fit”, numa expressão associada a dinamismo, atratividade e saúde, onde os estudantes se sintam bem e beneficiem de um ambiente saudável.
O fórum anual reuniu membros da APSDES de vários Politécnicos e Universidades nacionais. Para além do Politécnico de Coimbra, a APSDES é composta pelos institutos politécnicos da Guarda, de Leiria, de Portalegre, do Porto, de Santarém, de Viana do Castelo, de Castelo Branco e, pelas universidades Nova de Lisboa, Évora, Lisboa, Minho, Porto e, também pelo Instituto Europeu de Estudos Superiores, Escola Superior Enfermagem do Porto e Instituto Superior de Administração e Línguas. A APSDES tem como missão aumentar os índices de atividades de prática desportiva e exercício físico das comunidades académicas portuguesas, contribuindo para a sua qualidade de vida e bem-estar.