Primeiro transplante renal no Hospital de Santa Cruz realizou-se há 40 anos

Primeiro programa de transplantação renal do SNS na região Sul fez 1820 transplantes desde 1985.

Completam-se esta quinta-feira, 6 de fevereiro, os 40 anos do primeiro transplante renal realizado no Hospital de Santa Cruz, hoje integrado na Unidade Local de Saúde de Lisboa Ocidental (ULSLO).

Trata-se de um importante marco na história da instituição, que contribuiu de forma decisiva para o desenvolvimento da transplantação renal em Portugal e para a sobrevivência de centenas de doentes com insuficiência renal grave.

O primeiro transplante, realizado a 6 de fevereiro de 1985, foi liderado por uma equipa de três cirurgiões – Henrique Botelho, Humberto Messias e José Pereira -, e deu início ao primeiro programa de transplantação renal do SNS na região Sul do país.

Desde então, foram realizados no Hospital de Santa Cruz um total de 1820 transplantes renais, tendo a Unidade de Transplantação Renal (UTR) Dr. António Pina sido pioneira, no SNS e em Portugal, na transplantação de doentes com infeção pelo vírus da Hepatite B, na transplantação renal com dador vivo e na transplantação renal com dador não aparentado.

“Há 40 anos, o Hospital de Santa Cruz deu um passo que transformou vidas, e hoje, cada transplante renal é um reflexo da perseverança, do trabalho em equipa e da esperança que continua a salvar vidas”, sublinha Isabel Aldir, presidente do Conselho de Administração da ULSLO.

“Atingimos 40 anos de funcionamento da UTR que é denominada ´Antonio Pina´ em homenagem ao cirurgião extraordinário e visionário que há 31 anos quebrou os grilhões que impediam o início da transplantação de dador vivo em Portugal.

Temos orgulho na história da UTR mas, sobretudo, estamos empenhados em continuar a melhorar a vida de cada vez mais doentes.

Eles sabem que não são números e que o sucesso é medido doente a doente”, afirma André Weigert, coordenador da Unidade de Transplantação Renal do Hospital de Santa Cruz. “Coletivamente movemos montanhas para tentar proporcionar o melhor a cada um.”

Os 40 anos da transplantação renal no Hospital de Santa Cruz serão o tema do XXIV Simpósio de Atualização em Nefrologia organizado pelo Serviço de Nefrologia, que vai ter lugar no próximo dia 8 de março, em Lisboa. Para mais informações visite www.simposionefrologia2025.org.