O secretário de estado das Infraestruturas revelou esta quarta-feira estar em estudo a mudança de bitola e a eletrificação da Linha do Vale do Vouga, com o objetivo de integra-la na Linha do Norte.
Hugo Espírito Santo respondia no Parlamento a questão do deputado do PSD Paulo Cavaleiro, que vem mantendo o assunto na agenda há largos anos.
“Vamos avaliar a possibilidade de converter a bitola em parte da linha para bitola ibérica, a nossa bitola principal da rede convencional, para avaliar eletrificação e para fazer ligação à
Linha do Norte” – referiu o governante na Comissão de Economia, revelando que é a IP
(Infraestruturas de Portugal) quem tem em mãos o estudo, que disse pretender concluído
“rapidamente”.
Paulo Cavaleiro enalteceu, na audição do ministro das Infraestruturas e Habitação, o governo
por ter lançado estudo para uma análise custo-benefício do investimento na linha, que se
estima concluído em outubro próximo e que “considera a componente intermodal da Linha do
Vouga e da Linha do Norte, considerando a sua complementaridade com os restantes modos
de transporte”.
O contrato assinando com a entidade que vai fazer o estudo visa a análise custo-benefício para
o “Vouguinha”, estimando tráfegos de passageiros potenciais, num horizonte de 30 anos.
O trabalho em curso deve avaliar um conjunto de cenários relativamente à evolução socioeconómica e demográfica, um otimista, um tendencial e um pessimista.
O deputado aveirense saudou o ministro da tutela pelo “novo caminho que estamos a fazer na ferrovia, não apenas quanto às linhas e aos comboios”, referindo-se aos mais de 130 mil
aderentes ao passe ferroviário verde e à possibilidade de saber-se em tempo real a localização
dos comboios”.
A outro nível, o parlamentar do PSD retomou a abordagem à desejada extensão do passe
intermodal Andante à Linha do Vouga, vendo na tomada de posse dos responsáveis da
empresa Transportes Metropolitanos do Porto – que vai gerir o sistema Andante – como boa
notícia para que se atinja esse objetivo.