Obra de requalificação e duplicação do IP3, no troço Santa Comba Dão – Viseu, avança no terreno, num investimento superior a 100 milhões de euros

Presidente da Câmara saúda a consignação desta empreitada, salientando a importância do Governo investir também em soluções que permitam qualificar o restante traçado até Coimbra

Do papel para o terreno, com um prazo de execução de 870 dias. A obra de duplicação e requalificação do troço do IP3, entre Santa Comba Dão e Viseu, vai avançar, após a celebração do auto de consignação, no início desta semana, dia 24, entre a Infraestruturas de Portugal (IP) e a Ferrovial, a empresa responsável por levar a cabo esta empreitada.

O Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Fernando Ruas, esteve presente no ato público, que teve lugar no Auditório Municipal de Tondela, e saúda o Governo e as Infraestruturas de Portugal por este passo real e concreto naquela que é uma matéria de extrema relevância para toda a região e os municípios que a compõem. “Este é um dossiê com vários anos, uma matéria que originou muitos debates e discussões e que reuniu diversas vozes ativas na sua defesa. É, por isso, com enorme satisfação, que assisti à consignação desta obra que, finalmente, sai do papel e avança no terreno”.

Na reunião de Câmara de hoje, Fernando Ruas, adiantou ainda o compromisso reiterado pelo Primeiro-Ministro, Luís Montenegro, aquando desta assinatura, em “ter incumbido a Infraestruturas de Portugal de apresentar uma solução para o restante traçado até Coimbra”. O autarca viseense abordou a sua preocupação com a intervenção noutros troços, nomeadamente Penacova, que considera serem tanto ou mais críticos e carentes de intervenção. “Espero sinceramente que este seja um projeto que continue a merecer a melhor atenção por parte do Estado Central e que, progressivamente, a ligação Viseu – Coimbra seja qualificada e dignificada para o seu uso seguro por todos”.

O investimento é de cerca de 103 milhões de euros e visa a “duplicação da atual plataforma do IP3, numa extensão de 27,5 quilómetros, para um perfil transversal tipo com 2×2 vias, assim como a introdução das vias de aceleração e de abrandamento regulamentares nos nós de ligação”, avançou a IP. “O troço a intervencionar desenvolve-se entre o km 90,200, a norte do Nó de Vila Pouca e o km 117,722, na zona da Passagem Superior de interseção desnivelada com a A25/IP5, e atravessa o território dos concelhos de Santa Comba Dão, Tondela e Viseu”, indicou a empresa pública.

Melhorar os níveis de qualidade, conforto e segurança rodoviária, aumentar a capacidade e a redução dos tempos de percurso da ligação entre Santa Comba Dão e Viseu são objetivos da obra.