Viseu assinala época pascal com “cabaz” recheado de experiências, das celebrações religiosas à música e outras manifestações artísticas

Sé de Viseu recebe grande concerto de Páscoa, a 16 de abril, com a Orquestra Juvenil de Viseu, o Coro Misto do Conservatório Regional de Música de Viseu Dr. José de Azeredo Perdigão e o Coro Magnus D’Om, numa parceria entre o Município e a Junta de Freguesia de Viseu. Biblioteca e Museus Municipais promovem programa de espetáculos e oficinas para animar as férias escolares dos petizes

Até 21 de abril, a Cidade-Jardim celebra a época pascal com uma programação diversa, que contempla várias celebrações religiosas e manifestações de fé, por todo o concelho, assim como outras atividades na Biblioteca e Museus Municipais – no âmbito das férias escolares da Páscoa – e iniciativas de excelência, apoiadas pelo programa municipal EIXO CULTURA.

A Sé de Viseu irá ser palco, no dia 16 de abril, de um concerto especial de Páscoa, pelas 21 horas, numa parceria entre o Município de Viseu e a Junta de Freguesia de Viseu. A Orquestra Juvenil de Viseu, o Coro Misto do Conservatório Regional de Música de Viseu Dr. José de Azeredo Perdigão e o Coro Magnus D’Om serão os intervenientes neste espetáculo de entrada gratuita, sujeito à lotação do espaço.

Destaque, na programação, para o envolvimento comunitário na concretização das representações/encenações da Via Sacra. É o caso daquela que se irá realizar no Monte de Santa Luzia, este domingo, dia 13 de abril, pelas 21 horas, numa organização da Freguesia do Campo e da Paróquia de Santa Maria Madalena, com o apoio do Município de Viseu e, também, do Centro Hípico de Viseu; e, ainda no dia 13 de abril, pelas 20H30, a representação na Freguesia de Ranhados, também ela com o apoio do Município de Viseu.

De salientar, igualmente, a representação ao vivo do trajeto de Jesus até ao Calvário pela Paróquia de São Tiago, na União de Freguesias de Barreiros e Cepões, pelas 19H30 do dia 12 de abril.

O programa da Páscoa em Viseu contempla ainda momentos de culto, traduzidos em eucaristias, cânticos e amentações das almas, bênçãos e procissões, vigílias e ofícios de leituras e laudes ou visitas pascais, promovidos pelas diversas Paróquias do concelho, pelo Cabido da Sé e, ainda, pelas Igrejas Evangélicas Baptista de Viseu e Assembleia de Deus de Viseu.

Para os mais pequenos, a Biblioteca e os Museus Municipais são espaços ideais para umas férias da Páscoa bastante animadas e criativas. Na “Casa dos Livros”, há oficinas, teatro e contos, com sessões de manhã e/ou à tarde. Já nos Museus, uma panóplia de oficinas está à disposição e desafia toda a família para momentos de bricolage, em temas relacionados com a Páscoa, mas também com o artesanato, a gastronomia, a geologia, as artes plásticas, a ilustração e outras.

Ao longo deste mês de abril, outras iniciativas e eventos enriquecem a programação da Páscoa na Cidade-Jardim, nomeadamente aqueles com o apoio do Município de Viseu, no âmbito do EIXO CULTURA. Falamos do Festival Internacional de Música da Primavera, com inúmeros concertos por vários palcos de Viseu até 25 de abril; do concerto de apresentação do álbum “Carmo”, de João Pedro Pinto, no Museu Nacional Grão Vasco, a 6 de abril; e dos workshops “Entreluz” e “Up(art)cycling”.

A programação completa pode ser consultada em www.visitviseu.pt.