51 anos depois da “Revolução dos Cravos”, Viseu evoca e homenageia os seus heróis, celebrando a Liberdade

Nas comemorações do 25 de Abril, Ana Bacalhau, a eterna voz dos “Deolinda”, vai estar em nome próprio no palco do Mercado 2 de Maio, num espetáculo intitulado “A Liberdade está a passar por aqui”

A Cidade-Jardim prepara-se para assinalar os 51 anos da “Revolução dos Cravos”, com um programa comemorativo que convida a comunidade a sair à rua e a celebrar a Liberdade.

Como é já habitual, a manhã será de evocação e reconhecimento de todos aqueles cujo papel e ação se revelaram de enorme coragem, altruísmo e resiliência, naquele que foi um acontecimento revolucionário e extremamente marcante na história do país, rumo à liberdade e à democracia.

Pelas 9H30, terá lugar a cerimónia de reconhecimento dos Órgãos Municipais ao papel do Regimento de Infantaria nº 14 de Viseu no 25 de Abril, no próprio Quartel. Segue-se, pelas 10 horas, a homenagem aos Capitães de Abril (Amândio Augusto, António Amaral, Aprígio Ramalho, Arnaldo Costeira e Diamantino Silva), na Avenida com o mesmo nome, próxima ao Palácio do Gelo Shopping, com a deposição de uma coroa de flores junto do painel toponímico.

Este ano, a Assembleia Municipal de Viseu reunirá, em sessão solene, pelas 11 horas, na Freguesia de Ribafeita, no Espaços Multiusos, mantendo o compromisso das sessões descentralizadas por ocasião do 25 de Abril. José Sarmento Moniz será o convidado-conferencista desta sessão, com uma comunicação subordinada ao tema “Abril, ontem e hoje. Que futuro(s)?”.

Por ocasião desta efeméride, e porque “A Liberdade está a passar por aqui”, Viseu receberá um grande concerto pela artista Ana Bacalhau, ao final da tarde – 18 horas -, no Mercado 2 de Maio. A entrada é gratuita, sujeita ao levantamento prévio de ingresso, a partir do dia 16 de abril, na Loja de Turismo.

Além de uma intérprete ímpar, que em palco se entrega sempre como se aquela pudesse ser a última vez que a ouvimos e vemos ao vivo, Ana Bacalhau tem cada vez mais uma palavra a dizer na escrita das letras e das músicas que interpreta. Em 2022, a artista editou o seu último single, “Orelhas Moucas”, produzido por João Só. Esta canção, cujo título provém de uma expressão popular, sublinha uma forma de lidar com a rejeição num malhão animado que nos dá vontade de dançar.

Recorde-se que, após dez anos a dar voz às canções da Deolinda, Ana Bacalhau estreou-se a solo, em 2017, com “Nome Próprio”, revelando, em 2021, o álbum sucessor “Além Da Curta Imaginação”, de forma a “criar novos mundos, que possam materializar-se neste. Criar novos mundos, para que as experiências de dor e perda possam ser sublimadas”, nas palavras da artista.

Ainda no “Dia da Liberdade”, o Mercado 2 de Maio acolherá o Baile Social, a partir das 21 horas, uma iniciativa integrada também nas comemorações do Dia Mundial da Dança. A Escola de Dança Pedro & Fernanda e os DJ’s Nelson e Marcelo serão responsáveis por uma noite animada, repleta de ritmos ecléticos, cor e brilho, que convidará famílias e amigos a um “pé de dança”.

A programação do 25 de Abril em Viseu resulta de uma parceria conjunta entre a Câmara Municipal e a Assembleia Municipal de Viseu.