Equipamento fica situado junto ao Centro de Saúde de Cantanhede.
O Município de Cantanhede e o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) acabam de celebrar um protocolo que define as condições de colaboração, tendo em vista a instalação de uma base de emergência destinada ao funcionamento e operacionalização da Ambulância de Suporte Imediato de Vida (SIV) de Cantanhede/Mira, no perímetro das instalações do Centro de Saúde de Cantanhede, num terreno que pertence à autarquia.
Nos termos do acordo, a Câmara Municipal permitirá a concretização das obras necessárias à colocação de um conjunto de módulos-contentores para “funcionamento permanente da ambulância de SIV que opera a partir de Cantanhede”.
O pressuposto do acordo é o desígnio do INEM em assegurar “a manutenção de um Estado seguro e de um sistema de emergência médica pré-hospitalar, adequadamente coordenado, eficaz e operativo, designadamente através da reorganização de infraestruturas ligadas à área da saúde”, sendo a cooperação interinstitucional do Município de Cantanhede considerada “um instrumento importante para garantir a melhor resposta às necessidades em Saúde da comunidade”.
A este propósito, a presidente da Câmara Municipal, Helena Teodósio, reafirmou “a disponibilidade e o interesse da autarquia em cooperar com todas as entidades e agentes da saúde na qualificação das respostas em todas as valências”.
“Estamos especialmente empenhados em contribuir para a melhoria do sistema em todas as suas frentes, em facultar às pessoas melhores condições de acesso a uma assistência que resolva adequadamente as suas necessidades”, referiu, lembrando que “a autarquia não se limitou a aceitar a transferência de competências nesta área, logo que houve respostas satisfatórias às nossas reivindicações”, como “tem trabalhado com a Unidade Local de Saúde de Coimbra na implementação de soluções tendentes a melhorar o funcionamento dos serviços, quer nos cuidados de saúde primários, quer no atendimento de doentes agudos em proximidade, quer no alargamento da oferta de consultas de especialidade”.

Segundo Helena Teodósio, “o apoio à instalação de uma base de emergência da Ambulância de Suporte Imediato de Vida (SIV) de Cantanhede/Mira decorre dessa orientação de fundo que a Câmara Municipal tem vindo a seguir, neste caso para melhorar as condições de funcionamento desse meio de socorro a situações de emergência médica que, juntamente com o dispositivo operacional que os Bombeiros Voluntários, permite responder em tempo útil a seis pedidos em simultâneo”.
Já o presidente do INEM, Sérgio Janeiro, agradeceu a proatividade do Município de Cantanhede no desenvolvimento do processo e enfatizou a importância de proporcionar boas condições e segurança aos profissionais da emergência médica.
“Este protocolo marca o início de uma obra que esperamos que seja célere, para que os profissionais do INEM trabalhem com as melhores condições”, sublinhou.
O presidente da Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra, Alexandre Lourenço, reiterou, por outro lado, a importância de uma resposta efetiva à doença aguda em proximidade, adiantando que só no primeiro trimestre de 2025, o Centro de Atendimento Clínico de Cantanhede atendeu 1.673 pessoas.
Sobre o protocolo que permitirá a instalação de uma base de emergência destinada ao funcionamento e operacionalização da Ambulância de SIV em Cantanhede, este responsável saudou o INEM e a Câmara Municipal.
“Estamos a falar de duas entidades com quem a ULS de Coimbra tem as melhores relações”, elogiou, acrescentando que com o Executivo Municipal liderado por Helena Teodósio, “facilmente se concretizam projetos”.