Oliveira do Hospital: Investimento em autocarros elétricos moderniza frota dos transportes escolares

O Município de Oliveira do Hospital vai investir em dois novos autocarros elétricos com vista à modernização da frota afeta aos transportes escolares.


Em causa está um investimento de cerca de 930 mil euros, cujo valor elegível é financiado a 100 por cento pelo Fundo Ambiental, e que contempla também a instalação de um posto de carregamento elétrico.


“Estamos empenhados na mobilidade sustentável e queremos melhorar a qualidade do serviço de transporte escolar, que atualmente é assegurado por autocarros com motores a combustão”, refere o Presidente da Câmara Municipal, José Francisco Rolo, sublinhando que este investimento contribuirá também para a redução dos impactos ambientais e dos custos operacionais.


Estes autocarros elétricos a adquirir, de 39 e 57 lugares, que vêm contribuir para a descarbonização dos transportes públicos, estão também preparados para cidadãos com mobilidade reduzida, através de um elevador para cadeiras de rodas.


Em termos ambientais, estes novos veículos elétricos irão ter um impacto direto nas emissões de CO2, através de uma redução de 93,93 toneladas, contribuindo assim para um ambiente mais sustentável e uma melhoria da qualidade do ar.


Ao nível das vantagens económicas, esta solução de mobilidade sustentável representa uma redução de custos anual superior a 45 mil euros, comparativamente aos autocarros a diesel.


Refira-se que, nos últimos quatro anos, o Município de Oliveira do Hospital já investiu cerca de meio milhão de euros na renovação e melhoria da frota de veículos municipais.