Festival Internacional de Cinema Documental em Albergaria-a-Velha

Albergaria-a-Velha vai receber, entre 28 de maio e 1 de junho, o único festival de cinema do mundo dedicado exclusivamente aos documentários sobre o pão. 

Além da exibição de 30 filmes em diferentes espaços (Cineteatro Alba, Biblioteca Municipal e na Quinta da Boavista/Torreão) o Do Pão – Festival Internacional de Cinema Documental vai contar com vários workshops e apresentações de livros.

Tendo nascido em estreita ligação com o Festival Pão de Portugal, que este ano decorre nos dias 30 e 31 de maio e 1 de junho, o Festival de Cinema abre uma dimensão internacional muito significativa e crescente. Este ano foram enviados 2785 filmes de 131 países, tendo o júri de seleção escolhido 23 filmes que se candidatam aos prémios de curta e longa-metragem.

O Município de Albergaria-a-Velha atribui, como habitualmente, um prémio de 2000 euros para o melhor documentário de longa-metragem e 1000 euros para a melhor curta metragem.

Os países que mais filmes inscreveram no festival de cinema documental foram o Irão com 256 filmes, o Brasil com 222, a Índia com 218, Espanha com 142, a Turquia com 121, a China com 103, Itália com 100, França com 99, Estados Unidos e Argentina, ambos com 86, e o Egito com 83 filmes. Portugal apresentou 74 filmes a concurso. São números que espelham bem a dimensão da atual produção mundial de cinema.

Procurando uma complementaridade onde filmes, oficinas e livros possam estimular debates mais robustos, tenciona-se assim um encontro mais estimulante entre artes, ideias e públicos.

O Festival Do Pão, que acontece desde 2016, é uma organização do Cine Clube de Avanca e do Município de Albergaria-a-Velha e conta com o apoio do ICA / Ministério da Cultura.

Toda a programação pode ser consultada aqui.