O Viver Anadia “Sai à Rua” superou todas as expetativas. Uma iniciativa dedicada ao comércio e serviços de Anadia que teve como intuito promover e dinamizar a economia local do concelho.
Visitado por várias centenas de pessoas, o evento decorreu no passado fim de semana, na zona envolvente ao Museu do Vinho Bairrada. O feed-back dos comerciantes presentes foi bastante positivo, todos mostraram o seu agrado, tecendo grandes elogios ao evento e à forma como foi concebido, considerando que o mesmo deve ser repetido futuramente.

Um total de 30 espaços comerciais e de serviços locais marcaram presença neste evento inédito em Anadia que uniu o comércio, criou sinergias e uma forte motivação, e que apresentou várias propostas, desde a moda à decoração, do turismo ao bem-estar, passando ainda pela gastronomia, vinhos e produtos artesanais.
Paralelamente, tiveram ainda lugar várias atividades, nomeadamente workshops sobre vinhos e espumantes com Paulo Vale Sommelier, desfiles e palestra de moda com Mónica Silva, consultoria de imagem e moda com Cláudia Pereira e animação permanente.
A Associação dos Artistas Plásticos também marcou presença com Carlinda Santos na modelagem do Barro e Luís Gamelas com pintura e desenho.
Para além dos espaços comerciais, o certame teve ainda uma zona dedicada à restauração e outra dedicada às crianças, com insufláveis, parque infantil com escalada, pinturas faciais, modelagem de balões, entre outras atrações.
O vice-presidente da Câmara Municipal de Anadia, Jorge Sampaio, diz que a iniciativa “foi um sucesso e ultrapassou as nossas expetativas”, tendo em conta que foi a primeira vez que se realizou.
“O nosso objetivo com este tipo de iniciativas é que o comércio local se dê a conhecer e, desta forma, consiga atrair um maior número de clientes e consequentemente, aumentar as suas vendas”, afirmou.
Jorge Sampaio deixou ainda um agradecimento público a todos os comerciantes que mostraram disponibilidade para participar no “Sai à Rua”.
A iniciativa foi organizada pelo Município de Anadia, em parceria com a ACIB – Associação Comercial e Industrial da Bairrada, estando inserido no “Viver Anadia – da Tradição à Inovação” e enquadrou-se na estratégia de dinamização do comércio local, preconizada pelo projeto dos “Bairros Comerciais Digitais” estendendo-se a todos os estabelecimentos do concelho que pretenderam aderir.

Testemunhos de comerciantes
Márcia Pinho, da Lojas Plim, considera que “o evento foi uma mais valia e que se deve repetir no futuro”.
Cristina Santiago, do Espaço Holístico, sublinha o facto de o “Sai à Rua ter tornado Anadia diferente para melhor”.
Magna Rosa sublinhou “a importância” do evento, considerando que o Município “deve continuar a apoiar e a valorizar os filhos da terra”.
Sandra Castro, da Loirita Fashion, considerou que foi “um evento magnifico, proporcionando uma grande proximidade com potenciais clientes”.
Para os responsáveis da “Trocas e Baldrocas”, o “Sai à Rua” foi “uma grande iniciativa” para que “o comércio do concelho se desse a conhecer à comunidade”.
Hélia Mourinho, da Lingerie Curia, diz que “foi uma ideia vencedora” que, no seu entender “deve ser repetida”.
Para Graça Veiga, da Vei-gás, o evento “foi uma iniciativa fantástica”, destacando ainda “o espírito de equipa que esteve presente nos três dias”.