Santa Maria da Feira: Artes em Itinerância regressa com concertos imperdíveis e espírito transformador

Música, juventude e cultura em movimento.

De junho a setembro, Santa Maria da Feira volta a vibrar com o Artes em Itinerância. Um ciclo gratuito que junta Carolina de Deus & Banda Sinfónica de Jovens de Santa Maria da Feira, Bispo, Ivandro, Cifrão & Vasco Alves e Van Zee. Grandes nomes da música nacional, jovens talentos e comunidades locais num roteiro cultural que aposta na descentralização, inclusão e energia criativa da juventude.

O ciclo Artes em Itinerância regressa com força redobrada, levando grandes nomes da música nacional aos quatro cantos do concelho. Este ano, o ciclo volta a reforçar a sua identidade colaborativa com parcerias estratégicas: Festival da Juventude de Argoncilhe, Festival da Juventude SMF e Arrifest de Arrifana. Três forças que unem esforços para tornar a cultura ainda mais acessível, jovem e descentralizada.

Ao ar livre, gratuito e com programação pensada especialmente para o público entre os 12 e os 30 anos, mas aberto a todos, o Artes em Itinerância promete momentos inesquecíveis de música, dança e encontro comunitário.

No Parque de Lazer de Argoncilhe, no dia 7 de junho, às 22h00, atua Carolina de Deus, uma das vozes mais promissoras da nova pop portuguesa, que, desta vez, se junta à força local da Banda Sinfónica para uma fusão inédita entre tradição e contemporaneidade.

Bispo apresenta-se no Parque da Cidade de Lourosa, no dia 11 de julho, às 22h30. Nome incontornável do hip-hop português, traz a sua escrita direta e consciente num concerto que promete fazer tremer o recinto.

No dia 12 de julho, às 21h30, o mesmo palco recebe Cifrão & Vasco Alves, numa performance que começa com a linguagem expressiva da dança e culmina, às 22h30, com os ritmos urbanos de Ivandro, um dos nomes mais ouvidos da nova geração.

O espetáculo integra o resultado final do workshop intensivo de Criação Coreográfica, conduzido por Cifrão & Vasco Alves, de 6 a 12 de julho, no ICC – Centro de Criação. Um laboratório criativo onde jovens a partir dos 15 anos vão explorar movimento, improvisação e criação coletiva. A participação é gratuita, mediante seleção por vídeo (solo de30 segundos a um minuto). As candidaturas decorrem de26 de maio a 13 de junho, até às 17h00, através do formulário: https://forms.gle/vevevRx5Y9vSkfRM8

Cabe a Van Zee encerrar este ciclo musical no Parque de Lazer da Azenha, em Arrifana, no dia 19 de setembro, às 22h00. Dono de uma estética musical inovadora e urbana, Van Zee é presença obrigatória nos palcos nacionais e regressa ao contacto com o público que o viu crescer.

O Artes em Itinerância não é apenas uma mostra artística. É transformação social em movimento. Porque a cultura é de todos e está mais próxima do que nunca.