S. João da Madeira | Inaugurada exposição de fotografias a propósito do centenário da Oliva

Para ver na Galeria do Centro de Arte de S. João da Madeira.

Inaugurada exposição de fotografias no âmbito do centenário da Oliva.

Fotografias captadas por José Luís Silva, Luís Miguel Veloso, Rui Apolinário e Maria Gallego  estão patentes na Galeria do Centro de Arte de S. João da Madeira, nas instalações da Oliva Creative Factory. São imagens a preto e branco registadas nos últimos tempos de laboração da antiga fábrica Oliva, no início do milénio, às quais se somam outras que fazem parte do espólio fotográfico dessa marca icónica.

A inauguração decorreu no último sábado, com a presença de autores das fotografias e do diretor do Centro de Arte de S. João da Madeira, Aníbal Lemos, que falaram ao público presente sobre a exposição, intitulada “Oliva – 100 Anos” e inserida no centenário da fundação dessa grande empresa metalúrgica que constitui uma referência na história da cidade.

A vereadora da Educação, Irene Guimarães, representou a Câmara Municipal de S. João da Madeira nessa sessão de abertura ao público, fazendo, nomeadamente, o enquadramento desta iniciativa promovida pela autarquia no âmbito da celebração do centenário da Oliva. Intervieram ainda Alexandra Alves, responsável da Unidade de Turismo do Município, Ferreira da Rocha, diretor da Associação Cultural Alão de Morais (ACAM), na qual se insere o Centro de Arte de S. João da Madeira.

Esta exposição adquire um significado especial por estar patente, precisamente, num dos espaços da Oliva Creative Factory, equipamento dedicado à cultura, à criatividade e ao empreendedorismo, que foi criado na zona 2 do velho complexo industrial fundado há 100 anos, requalificado pelo Município após a desativação da empresa.

De acordo com informação disponibilizada pelo Centro de Arte de S. João da Madeira, “cada fotografia é um fragmento de memória, construindo um percurso visual que homenageia a história coletiva de gerações ligadas à Oliva”. Assim, visitar “Oliva – 100 anos”, que estará patente até 21 de junho, constitui uma forma de descobrir e celebrar um passado industrial que continua a marcar o presente da comunidade sanjoanense e não só.

Desenhos de Carlos Rosa na Torre da Oliva

Também no sábado, foi inaugurada a exposição “Diálogos Paralelos”, promovida pelo Centro de Arte de S. João da Madeira e que se encontra patente no edifício da Torre da Oliva. É constituída por trabalhos do designer e ilustrador Carlos Rosa, distinguido, ao longo da sua carreira, com prémios nacionais e internacionais, entre os quais o “Prémio Nacional de Design – Sebastião Rodrigues”.

Segundo informação do Centro de Arte, os desenhos de Carlos Rosa desta exposição “assentam numa indagação profunda: a tentativa de abraçar e de representar as múltiplas existências com que o seu olhar se cruza no exercício da sua prática de design”.