Cantanhede: Miguel Veloso e José Veloso conquistam o terceiro lugar do Festival Nacional da Canção Rural

No sábado, dia 28 de junho.

Os irmãos Miguel Veloso e José Veloso, da banda Plano V do Município de Cantanhede, conquistaram no sábado, dia 28 de junho, o terceiro lugar do Festival Nacional da Canção Rural com o tema, “Tinta da Bairrada”, uma homenagem à tradição vinícola da sua terra.


A 4ª edição do evento decorreu na cidade do vinho 2025, em Borba, onde participaram 14 concorrentes representados pelos seus Municípios.


Os intérpretes que estiveram em representação do Município de Cantanhede apresentaram um tema que é uma homenagem ao Poeirinho, cujo nome é a antiga designação da casta Baga.


Trata-se de um tributo aos grandes vinhos bairradinos, que eram leves na cor e no grau alcoólico, mas que tinham um enorme potencial de envelhecimento, que como a letra refere “forte o seu temperamento, longo envelhecimento, enche o peito e o pensamento”.


Outrora uma casta subvalorizada, em crescente abandono no passado, “mal-amada no convento” como refere a letra, é hoje a rainha da Bairrada, que “sem merecer desmerecimento” volta a ser a aposta dos produtores da nossa região vitivinícola que graças ao seu trabalho, ” à labuta sofrida, à labuta garrida com peso e medida” voltam a honrar esta casta tão nobre e da qual resultam vinhos ímpares.


“Com este prémio, Cantanhede afirma-se mais uma vez como embaixadora das suas raízes, da sua cultura e da sua gente”, sublinhou o vereador com o pelouro dos Recursos Naturais, Desenvolvimento Agrícola e Florestal, Adérito Machado.

O Festival Nacional da Canção Rural é um concurso de canções com o objetivo de estimular a composição de temas musicais com acompanhamento vocal cujos textos/ poemas contribuam para uma maior visibilidade do mundo rural.


A canção vencedora foi a “Marcha da Vindima”, da autoria de Andreia Coelho, de Rio Maior, ficando em segundo lugar o grupo da Praia da Vitória, Açores, Contos de Rei, com a canção “Amor de Lava e Vinho”.


O evento é organizado pela Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV), com o apoio do programa Wine in Moderation da Associação das Rotas dos Vinhos de Portugal e da Câmara Municipal de Borba.