São Silvestre de Coimbra com figurino inicial alterado

A Remax White São Silvestre de Coimbra está na estrada a 13 de dezembro do corrente ano e, à semelhança de edições anteriores, a partida e chegada terá lugar na
Rua Infanta D. Maria, mas o percurso inicial para a corrida sofreu uma alteração devido ao bom funcionamento do Metro Mondego.

Está finalmente definido o traçado da 47.ª edição da Remax White São Silvestre de Coimbra, a 13 de dezembro de 2025, mantendo o brilho ainda mais especial às ruas da
cidade do Conhecimento, mas a ortografar um novo capítulo, sobretudo por apresentar, na parte inicial, um renovado plano competitivo e participativo.

Sem retirar a leveza, energia e a alegria contagiosa dos participantes, a estrutura organizativa, a cabo da Escola de Atletismo de Coimbra/Associação Recreativa Casaense, em estreita parceria com a Câmara Municipal e Associação Distrital de Atletismo de Coimbra, viu-se forçada a alterar a parte inicial, até aos colégios Rainha Santa e Santo Teotónio, mantendo-se o percurso a partir daí até final.

A partida está agendada para as 18h30 – o indispensável aquecimento far-se-á 18h00 –, com os atletas a cruzarem o pórtico na Rua Infanta Dona Maria, seguindo para a Rua Dom Manuel I, Rua do Estádio, Rua Avelar Brotero, Rua Humberto Delgado, Rua dos Combatentes, Rua do Brasil, Rua da “Imo Lavagens”, Rua Dom Manuel I, Viaduto do Calhabé, Rua de Angola, Rua dos Navegadores, Rua do Brasil, Estrada da Beira, retorno antes ao Napolitano, Estrada da Beira, Rua Paulo Quintela, Rua D. Pedro de Cristo, Rua Carlos Seixas, Av. Cónego Urbano Duarte, Avenida Emídio Navarro, Rua Ferreira Borges, Rua Visconde da Luz, Rua Olímpio Nicolau Rui Fernandes, Avenida Sá da Bandeira, Rua Oliveira de Matos, Rua Castro Matoso, Alameda Dr. Júlio Henriques, Rua dos Combatentes da Grande Guerra, Rua General Humberto Delgado, Rua D. Manuel I e Rua Infanta Dona Maria, onde está instalada a linha de chegada.

A caminhada, por seu turno, mantém o traçado original desde que integrada na Remax White São Silvestre de Coimbra, desenvolvida por estradas de fraca dificuldade, privilegiando participantes de todas as idades, até porque, o mais importante, é cruzar à partida e à chegada o pórtico, entre amigos e familiares.

Com a partida aprazada para as 18h31, na Rua Infanta Dona Maria, os participantes rumam à Rua D. Manuel I, Rua do Estádio, Praça S. José, Rua da Brotero, Rua General Humberto Delgado, Rua dos Combatentes da Grande Guerra, Alameda Dr. Júlio Henriques, Rua Alexandre Herculano, Praça da República, Rua Oliveira de Matos, Rua Castro Matoso, Alameda Dr. Júlio Henriques, Rua dos Combatentes da Grande Guerra, Rua General Humberto Delgado, Rua D. Manuel I e Rua Infanta Dona Maria, local da chegada.

Refira-se, por outro lado, que a um mês da 47.ª edição da Remax White São Silvestre de Coimbra, a organização já bateu o recorde de inscrições, estando muito perto das 4.000, o que traduz na perfeição a qualidade da prova, razão pela qual tem havido uma brilhante corrida dos atletas ano após ano.

O kit de atleta está dividido em duas partes, ou seja, na pré-prova contempla o dorsal personalizado com nome do referido participante, camisola técnica de manga comprida – a organização orgulha-se da Remax White São Silvestre de Coimbra ser das poucas que oferece manga comprida, apenas Lisboa e o Porto o fazem), saco reutilizável.

Ao completar a prova, o atleta é obsequiado por um saco mochila, medalha, uma garrafa de água, uma peça de fruta, uma barra energético, uma embalagem de frutos secos, um queque e brindes oferecidos pelos de parceiros.