Entrega da Bandeira Verde com Trevo reflete sexta distinção consecutiva.
O Município de Vila Nova de Poiares foi novamente distinguido – pelo sexto ano consecutivo – com a ‘Bandeira Verde’ com Trevo representativa de ‘Autarquia Familiarmente Responsável’, numa cerimónia que decorreu no auditório da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, e na qual esteve presente o Presidente da Câmara Municipal, Nuno Neves, acompanhado da Chefe de Divisão de Funções Sociais, Sónia Costa.
Trata-se da renovação do reconhecimento da Câmara Municipal por parte do Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis e da Associação Portuguesa de Famílias Numerosas, entidades independentes, e que atestam o investimento que tem sido realizado pela Autarquia na definição de políticas integradas de apoio à família.
Para o Presidente da Câmara Municipal, Nuno Neves, «esta é uma distinção muito importante e que nos dá ainda mais força para continuar a construir políticas públicas centradas nas pessoas, garantindo que cada família encontra no seu concelho um espaço de apoio, desenvolvimento e bem-estar.
O mesmo responsável sublinhou que «este reconhecimento é também partilhado com as instituições locais, parceiros sociais e a própria comunidade, cuja colaboração tem sido determinante para alcançarmos este objetivo».
Recorde-se que os fatores tidos em consideração têm em causa o apoio prestado à maternidade e paternidade, o apoio às famílias com necessidades especiais, medidas de conciliação entre trabalho e família, serviços básicos, educação, habitação, transportes, saúde, cultura, desporto e tempo livre, e participação social.
Em Vila Nova de Poiares encontramos exemplos em projetos tão distintos como o Programa Nascer+, Projeto Estímulus, Programa Abem, Fit Senior, Projeto Sab+, a Colónia de Férias de Quiaios, Programa Jovens Autarcas, entre tantos outos programas e atividades, que todos os dias dão uma resposta fundamental para a melhoria da qualidade de vida da comunidade poiarense.
Recorde-se ainda que o Concelho é também membro da Rede Europeia de Autarquias Amigas das Famílias’ (The European Family Network Municipalities), desde 2022, integrando um movimento a favor de uma Europa mais amiga da família, partilhando das melhores práticas a nível comunitário no âmbito desta temática.
Ao receber novamente a distinção como Autarquia Familiarmente Responsável, o Município reafirma, assim, o seu compromisso em continuar a investir em políticas que colocam as famílias no centro da estratégia de desenvolvimento local, garantindo um território mais coeso, inclusivo e, desta forma, mais preparado para o futuro.