No dia 11 de setembro, a freguesia de Meãs do Campo ganhou uma nova centralidade urbana com a inauguração do Parque Infantil e das obras de requalificação do Largo José da Silva Cavaleiro promovidas pelo Município de Montemor-o-Velho.
Ao explicar que “a intervenção está integrada numa estratégia que está a dar mais urbanidade às Freguesias e Uniões de Freguesias do Concelho”, o presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Emílio Torrão, avançou que a obra “é o princípio de uma intervenção mais abrangente que vai terminar junto à Igreja Matriz”.
O edil montemorense, na companhia da vereadora Diana Andrade, de presidentes de junta e de dirigentes e técnicos municipais, fez um agradecimento aos trabalhadores da autarquia montemorense e ao executivo da Junta de Freguesia de Meãs do Campo, liderado por Paulo Valente, por “cumprirem com as suas competências e ajudarem à concretização dos planos e projetos”. Emílio Torrão lançou ainda dois desafios: que a comunidade “se possa reunir e encontrar consensos para a recuperação” do Pavilhão da Associação Cultural Desportiva e Recreativa de Meãs do Campo e que a Junta de Freguesia anime o novo largo “com eventos que valorizem a centralidade, devolvendo ao espaço o espírito de encontro de outros tempos, fazendo com que seja um local aprazível para todos”.
“Esta intervenção vem dar resposta aos anseios da comunidade que, a partir de agora, pode usufruir do local, em particular as crianças que passam a poder brincar com mais segurança”.
No momento, o presidente da Junta de Freguesia de Meãs do Campo, Paulo Valente, agradeceu “o investimento que está a ser feito na freguesia” e lembrou que a realização desta “obra essencial, desenvolvida no coração da Freguesia e onde as pessoas se encontram e reúnem, resulta de um compromisso assumido pelo Presidente da Câmara Municipal agora concretizado”.
Ao dar nota dos trabalhos desenvolvidos, Paulo Valente referiu que a Junta de Freguesia vai “continuar a intervir no local”. Dando como exemplos a pintura do muro junto ao campo e a candidatura do Mercado da Junta de Freguesia, referiu: “Esperamos, a curto prazo, dar início às suas obras de revitalização”.
Com um investimento municipal superior a 73 mil euros, o arranjo contemplou a renovação do jardim existente, a colocação de mobiliário urbano e a criação de um jardim infantil com baloiços e escorregas. Com vista a tornar o espaço mais seguro e acessível, a requalificação previu ainda a construção de passeios e de 12 lugares de estacionamento, sendo um deles destinado a pessoas com mobilidade reduzida.