O exemplar desempenho escolar de alguns alunos do Agrupamento de Escolas do concelho, ao longo do ano letivo passado, voltou a ser distinguido pela Câmara Municipal, numa iniciativa que se realizou pelo 18º ano consecutivo.
No total foram premiados 18 alunos do 1º ao 12º ano (um por cada turma), através de um cheque-presente que os(as) jovens puderam utilizar de forma livre, ontem, no decorrer da habitual viagem a um conhecido espaço comercial da cidade de Coimbra, que contemplou ainda um almoço-convívio.
Pela alegria genuína que se sente entre alunos(as) e os docentes e técnicos que os acompanham neste dia especial, este é invariavelmente um dos momentos mais marcantes no arranque das atividades letivas em Pampilhosa da Serra.
Também a Vice-Presidente da Câmara Municipal foi uma vez mais testemunha do entusiasmo com que os(as) jovens encaram uma ocasião que “destaca o mérito” e “dignifica aqueles que persistem em ter boas notas”. Depois de entregar os cheques-presente, Alexandra Tomé salientou que, “desde 2006, a Câmara Municipal tem feito a proposta ao Agrupamento de identificar quais são os melhores alunos por ano”, para que depois possa ser atribuído este prémio “sui generis”.
Em registo de curiosidade, que evidencia a longevidade desta iniciativa, Alexandra Tomé assinalou a particularidade de “uma mãe e um filho já terem sido ambos distinguidos com este prémio”.
O reconhecimento público do mérito alcançado pelos alunos do concelho, configura-se como um estímulo e incentivo ao sucesso. É apenas uma das formas que o Município encontrou de manifestar a sua disponibilidade incondicional para, em diálogo permanente com o Agrupamento de Escolas, comunidade escolar e educativa, parceiros e entidades locais, encontrar formas de dotar as suas crianças e jovens de ferramentas que os habilitem a enfrentar os desafios futuros.