A aldeia histórica de Idanha-a-Velha, no distrito de Castelo Branco, recebe no sábado a 4.ª edição do Arrebita Idanha Bio, com a participação de 14 ‘chefs’ e projetos de restauração de todo o país.
“Os cozinheiros são desafiados a utilizarem produtos biológicos, da região e do país, num trabalho artesanal e criterioso em conjunto com pequenos produtores com produção biológica certificados”, explicou, em comunicado, o município de Idanha-a-Nova.
O programa do Arrebita Idanha Bio inclui também um mercado de produtores biológicos e animação, que vai ficar a cargo do DJ B.Riddim (Guarda), Adufeiras do Rancho Etnográfico de Idanha-a-Nova e da banda Tukariouppa BBU Fanfare (Almeida).
Este ano, o Arrebita Idanha Bio está integrado no programa da iniciativa “Idanha a 1000”, da Filarmónica Idanhense, que engloba várias áreas e temas e acontece por todo o concelho de Idanha-a-Nova.
O evento tem o início previsto para as 12:00 e prossegue até às 23:00, com entrada livre.
“É um festival para toda a família. A 4.ª edição do Arrebita Idanha Bio regressa à aldeia histórica de Idanha-a-Velha com um elenco de ‘chefs’ de topo, o mercado de produtores bio e muita animação”.
A Câmara de Idanha-a-Nova lançou um repto a todos os participantes no sentido de se transformar a iniciativa num festival de gastronomia “que se quer 100% bio e sustentável”.
“Tanto mais que Idanha-a-Nova, a primeira biorregião do país, acaba de receber o prémio da União Europeia da Melhor Bio Região da Europa”.