Esta sexta-feira, dia 4, às 18h, a Biblioteca Municipal de Albergaria-a-Velha inaugura “Portugal Cerâmico”, uma exposição da Associação Portuguesa de Cidades e Vilas de Cerâmica (APTCVC).
Fortemente enraizada na História e cultura portuguesas, a produção cerâmica desempenha um papel preponderante na economia nacional. Em Portugal, esta atividade secular tem-se refletido numa produção diversificada e distinta, de características singulares que variam de região para região e que conferem uma imensa riqueza patrimonial, reconhecida a nível mundial.
Os 29 municípios da APTCVC, que inclui Albergaria-a-Velha, espelham uma forte ancestralidade e tradição cerâmica, que pode ser apreciada nesta exposição itinerante, com a qual se pretende levar até junto do público um conjunto de 36 peças de cerâmica, representativas da atividade em exercício em cada um dos territórios.
A Associação Portuguesa de Cidades e Vilas de Cerâmica tem por missão promover e incentivar o desenvolvimento económico, turístico e patrimonial dos territórios com larga expressão de cerâmica, abrangido pelos municípios membros, contribuindo para o reforço da identidade cultural e preservação da memória coletiva.
A exposição “Portugal Cerâmico” pode ser visitada até 31 de outubro, durante o horário normal de funcionamento da Biblioteca Municipal.