Jovens debateram futuro da União Europeia e sentiram Pampilhosa da Serra na VII Academia Europa

50 universitários de vários pontos do país, pensaram, debateram e projetaram o futuro da União Europeia, numa entusiasmante jornada de 3 dias, em Pampilhosa da Serra, que foi o concelho escolhido para a realização da VII Academia Europa.


De 16 a 18 de novembro, os/as jovens foram desafiados a “sair da caixa” e, através de sessões dirigidas por especialistas, políticos e responsáveis de várias entidades, incentivados a escrutinar assuntos de importância crucial para o presente e futuro da Europa.

A criação do exército europeu e a relação da EU com a NATO, “BRICS: Oportunidades e Obstáculos”, a simulação do processo legislativo da EU – Pacto Rural Europeu ou “O Futuro da EU: Relatório Draghi”, foram apenas alguns dos temas trazidos para esta Academia e que geraram momentos muito participados e enriquecedores.


Mas não foi só a Europa que esteve em destaque nesta iniciativa. Os/as participantes “tiveram oportunidade de visitar, conhecer e sentir Pampilhosa da Serra”, muitos deles “pela primeira vez”, expressou a Vice-Presidente da Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra, Alexandra Tomé, no final da sessão de encerramento da 7ª edição da Academia Europa.


A visita ao projeto Geoscope, precedida de uma apresentação do Vereador Rui Simão sob o mote “Estratégia de Desenvolvimento Turístico Starlight – Pampilhosa da Serra à Luz das Estrelas, a descoberta de pontos de interessa da Vila ou a confeção de Filhós Espichadas, foram algumas das atividades que permitiram imergir no concelho e nas suas potencialidades.


“Os jovens vão carregados de muito conhecimento e também apaixonados pelo território”, transmitiu Alexandra Tomé. O desafio que a CIM Região de Coimbra lança aos parceiros da Academia, completou a Vice-Presidente, passa por fazer com que os/as alunos/as “experimentem e vivam realidades fora dos grandes centros urbanos”, considerando que “é significativo perceber que há esta linha de pensamento por parte de quem está a organizar”.


Tiago André Lopes, professor universitário e comentador da CNN, o ex-eurodeputado João Albuquerque, Francisco Nobre da associação YATA ou o eurodeputado Tânger Correia, foram alguns dos nomes que protagonizaram as sessões de debate e/ou os workshops do programa.

A VII Academia Europa foi organizada pelo Núcleo Associativo Para os Estudos Europeus em Coimbra (NAPEEC), a Federação Nacional de Estudos Europeus e a CIM Região de Coimbra através do centro Europe Direct, com a parceria da Representação da Comissão Europeia em Portugal, do Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal e, nesta edição, do Município de Pampilhosa da Serra.


A próxima edição da iniciativa, conforme foi anunciado na sessão de encerramento, decorrerá no concelho da Mealhada.