O Município de Albergaria-a-Velha encontra-se a reabilitar 44 habitações sociais – 32 habitações no Bairro das Lameirinhas e 12 habitações no Bairro de Napoleão – num investimento de 1 578 400 euros.
Os projetos de reabilitação decorrem no âmbito das candidaturas submetidas pelo Município junto do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU), para financiamento pelo PRR, no âmbito do Programa de Apoio ao Acesso à Habitação.
As intervenções nos dois bairros visam melhorar as condições de habitabilidade das unidades habitacionais e a qualidade de vida dos moradores, com especial atenção na melhoria do conforto térmico e na eficiência energética.
No Bairro das Lameirinhas os 32 fogos intervencionados têm diferentes tipologias, do T1 ao T4.
A empreitada compreende a requalificação de instalações sanitárias e cozinhas, a recuperação ou substituição de armários, a aplicação de novos pavimentos, a substituição de cerâmicas em alguns casos, a recuperação das carpintarias e caixilhos, pinturas diversas e a melhoria do sistema de distribuição de águas.
No Bairro de Napoleão as 12 habitações são de tipologia T2, com dois pisos, sendo que as obras de requalificação incluem a remodelação com ampliação do volume construído de cada uma das habitações.
Serão ainda substituídas caixilharias exteriores, peças sanitárias e móveis de cozinha, serão colocados novos pavimentos com isolamento térmico e novas coberturas. Salienta-se que, nesta empreitada, vão ser incorporados materiais reciclados.
A reabilitação do parque habitacional municipal integra a Estratégia Local de Habitação do Município de Albergaria-a-Velha, um contributo relevante para melhorar as condições de acesso da população à habitação, que inclui ainda vários programas de apoio nesta área, tais como o programa de Apoio ao Arrendamento Urbano para Fins Habitacionais ou o Apoio à Recuperação de Habitações Degradadas.