Portugal sob avisos meteorológicos devido à depressão Garoe

A depressão Garoe está a afetar Portugal continental, Madeira e Açores, com previsões de chuva intensa, trovoada, granizo, vento forte e agitação marítima, levando o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) a emitir avisos meteorológicos de nível laranja e amarelo para várias regiões até quarta-feira.

No continente, apenas os distritos de Bragança e Guarda não estão sob alerta. Faro e Beja encontram-se com aviso laranja devido à chuva intensa e trovoada até às 15:00 de hoje, passando a aviso amarelo até às 06:00 de quarta-feira. Estes distritos estão também sob aviso laranja por agitação marítima entre as 00:00 e as 09:00 de quarta-feira, alternando com períodos de aviso amarelo.

Setúbal, Lisboa e Leiria terão aviso laranja por agitação marítima entre as 00:00 e as 09:00 de quarta-feira, com períodos de aviso amarelo antes e depois desse intervalo. Já Viseu, Porto, Vila Real, Viana do Castelo, Aveiro e Braga estão sob aviso amarelo para chuva forte acompanhada de trovoada e granizo entre as 15:00 de hoje e as 06:00 de quarta-feira.

A Madeira e o Porto Santo também enfrentam avisos, com previsão de agitação marítima forte e chuva intensa. Algumas zonas estão sob aviso laranja, nomeadamente as regiões montanhosas e a costa sul, enquanto outras transitam para aviso amarelo nos próximos dias. Rajadas de vento que podem atingir os 110 km/h são esperadas até terça-feira.

Nos Açores, as nove ilhas estão igualmente sob aviso laranja e amarelo devido aos efeitos da depressão Garoe. As ilhas do grupo Ocidental estão em alerta por agitação marítima e vento, enquanto o grupo Central enfrenta chuva intensa e agitação marítima até terça-feira. No grupo Oriental, o vento e o mar revolto mantêm os alertas até ao final do dia de hoje.

O IPMA recomenda prudência e atenção às condições meteorológicas adversas.