Orçamento Participativo de Ílhavo abre fase de submissão de propostas

Após a realização de sete Sessões de Esclarecimento, durante o mês de janeiro, o Orçamento Participativo de Ílhavo abre, hoje, a fase de submissão de propostas, que decorre até 20 de fevereiro. Podem participar todos os cidadãos do município com idade superior a 16 anos.

As propostas devem ser submetidas através da plataforma do Orçamento Participativo (https://op.cm-ilhavo.pt/) e, obrigatoriamente, apresentadas pelo proponente num dos Encontros de Participação, espaços dedicados ao debate de ideias.

Os Encontros de Participação terão lugar no dia 17 de fevereiro, na Junta de Freguesia de São Salvador, e no dia 19 de fevereiro, na Junta de Freguesia da Gafanha da Nazaré, em ambos as datas, às 16 e às 19 horas.

A fase de Análise Técnica das Propostas inicia-se a 24 de fevereiro e prolonga-se até 9 de abril. A edição de 2025 dispõe de uma dotação orçamental de 100 mil euros para a concretização dos projetos vencedores, com um limite máximo de 70 mil euros por projeto.

O Orçamento Participativo de Ílhavo, que vai na sua terceira edição, é um mecanismo que permite aos cidadãos participarem ativamente na gestão autárquica. O objetivo é promover uma participação informada, responsável e interventiva, assegurando que as decisões sobre investimentos municipais reflitam as aspirações da população. Desta forma, o município reforça a cidadania ativa e valoriza a democracia local.