Sessão insere-se no projeto “Cine S. João” e decorre nesta quinta-feira, às 21h15, com entrada gratuita.
O filme “Sefarad” é projetado, nesta quinta-feira, 6 de fevereiro, às 21h15, no auditório dos Paços da Cultura de S. João da Madeira, na segunda sessão de 2025 do “Cine S. João”, um projeto de promoção do cinema desenvolvido pela autarquia sanjoanense, que conta com curadoria do Cine Clube de Arouca.
A realização é de Luís Ismael, cineasta que estará presente nesta projeção, para uma conversa com o público, na qual se prevê também a participação de um representante da comunidade judaica do Porto, atendendo ao tema abordado em “Sefarad”, nome em hebraico da Península Ibérica.
Baseado em factos verídicos, o filme conta, como se lê na respetiva sinopse, a história de um capitão do exército português convertido, que “ajuda a resgatar para o Judaísmo aqueles que se tornaram cristãos-novos para fugir à intolerância”, 400 anos depois da proibição, pelo Rei D. Manuel, do judaísmo no país.
As sessões do “Cine S. João” são de entrada gratuita, mediante obtenção de bilhetes-convite através da plataforma online BOL ou nos locais habituais: Torre da Oliva (telefone 256 200 204), Junta de Freguesia | Paços da Cultura (256 200 541), Worten S. João da Madeira, FNAC e CTT.