Mais do que refeições, a Casa Dignidade Promove Inclusão e Esperança, através do Projeto “Passos para um Futuro”, com foco na capacitação e reinserção social dos utentes.
O projeto Passos para um Futuro, a funcionar na Casa Dignidade, sob coordenação da Fundação A. D. F. P. – Assistência, Desenvolvimento e Formação Profissional, I. P. S. S., já cumpriu quatro meses de atividade no acompanhamento em gestão de caso, capacitação e reinserção social e profissional de pessoas em situação de sem-abrigo.
Desde setembro de 2024, beneficiaram do apoio prestado, 131 utentes.
Destes, 60 usufruíram do serviço de alimentação, tendo sido servidas, no curto hiato de tempo referido, 1838 refeições quentes, completas, à mesa, e com acesso a uma casa de banho; 12 utentes beneficiaram de cuidados de enfermagem; 87 fruíram de atividades ocupacionais e formativas diversificadas, de que são exemplo: pintura, cinema, culinária, promoção
de estilos de vida saudável, deveres e direitos laborais, literacia financeira, elaboração de currículo e procura de ofertas de trabalho que culminaram, por vezes, numa efetiva inserção laboral.
Para além disso, foi realizado também o acompanhamento individualizado com gestão de caso de 19 pessoas em situação de sem abrigo.
Muito além das refeições, a Casa Dignidade perfila-se como um espaço acolhedor, onde os utentes se sentem confortáveis, com um sentimento de pertença, a passar um tempo de qualidade, de aprendizagem, com acesso à cultura, mas, também, onde lhes é possível tomar banho e obter cuidados básicos de enfermagem.
A equipa pluridisciplinar que compõe este projeto efetua, ainda, dois giros de rua semanais, sendo um diurno e outro noturno.
A Casa Dignidade tem sido inconfundível promotora de inclusão e esperança através do Projeto “Passos para um Futuro”, com foco na capacitação e reinserção social dos seus utentes, e espera continuar a alargar a sua ajuda a ainda mais pessoas em situação de vulnerabilidade, proporcionando-lhes apoio, dignidade e novas oportunidades para reconstruírem as suas vidas.